Alimentação

Prefeitura elabora documentação para retomada a revitalização do centro de Varpa


RESUMO

DADETUR acata prestação de contas parcial e libera última parcela dos recursos 


TEXTO COMPLETO

A Prefeitura vai retomar o projeto de revitalização do centro do distrito de Varpa. A Secretaria Municipal de Planejamento encaminhou prestação de contas parcial ao Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (DADETUR), órgão estadual responsável por transferir recursos diretos para a execução de obras e programas ligados ao desenvolvimento do turismo nas cidades reconhecidas como estâncias.

De acordo com a secretária municipal de Planejamento, Brenda Alves, a prestação foi aprovada pelo DADETUR, que prorrogou o prazo do convênio e liberou a última parcela de recursos para a obra.

Segundo Brenda, os técnicos da Secretaria de Planejamento atualizaram a planilha orçamentária, elaboraram documentações técnicas e nesta semana, encaminharam o processo para o departamento de compras da prefeitura para abertura do processo licitatório que definirá a empresa responsável pela conclusão da obra.

            O valor dos serviços executados é de R$ 392.946,05. Já o valor atualizado dos serviços restantes é de R$ 136.840,25.  A secretária de Planejamento explicou também que o projeto contempla a reurbanização da praça, pisos, gramas e guias de jardim.

O projeto incluiu ainda mobiliário urbano, reforma do Obelisco, reforma de ponto de ônibus, sinalização viária, calçamento do centro histórico, modificação do revestimento das calçadas (com piso drenante) e a construção do Espaço do Artesão, na Praça 1º de Novembro, para que os produtores e artesãos do distrito possam expor e comercializar seus produtos.

“Os próximos passos a serem executados incluem a pintura do Obelisco e do ponto de ônibus, plantação de grama, execução de passeio em mosaico português ao redor do Obelisco, instalações elétricas e sinalização viária. Já na construção do Espaço do Artesão ainda será realizada a instalações elétricas, cobertura, revestimentos e esquadrias”, informou.

Brenda ressalta também que projeto de revitalização do distrito ajudará a desenvolver de forma sustentável a atividade turística em Varpa, que sempre foi um dos principais atrativos turísticos de Tupã. Além disso, o projeto também contribuirá para preservação e valorização da cultura leta, que deu origem ao distrito e consequentemente ao município de Tupã.

 

 



Voltar










Desenvolvido por Departamento de Tecnologia e Processos
Prefeitura Municipal da Estância Turística de Tupã
Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimeto Urbano
@ 2017 Todos os direitos reservados