Governo - Sexta-feira, 20 de Outubro de 2023

Santa Casa receberá quase R$ 7 milhões para implantar serviço de ressonância

Com readequação do laboratório e instalação do equipamento, pacientes não precisarão viajar para fazer esse tipo de exame

Santa Casa receberá quase R$ 7 milhões para implantar serviço de ressonância

A visita do governador Tarcísio de Freitas rendeu muito mais que os R$ 8,5 milhões para combater erosão e restabelecer o trânsito na ponte da Silvio Bolcato. Um outro investimento para ampliar o Laboratório de Análises da Santa Casa e a instalação de um aparelho de ressonância magnética significará um investimento final de cerca de R$ 6 milhões.

Além da aquisição do equipamento, o governador Tarcísio de Freitas garantiu que também vai arcar com a reforma, readequação e instalação do laboratório para receber o equipamento. Orçamento aponta para custo de R$ 819.527,71.

A notícia foi muito comemorada em pleno mês de aniversário de Tupã. Com os recursos liberados para obras na cidade e para a área da saúde, através da Santa Casa, o governo estadual garantiu mais de R$ 15 milhões para Tupã, na sua primeira visita oficial ao município, dia 9.

Com o hospital local realizando os exames de ressonância magnética, os pacientes não precisarão mais viajar para Marília e Ourinhos. Uma viagem de ida e volta até Ourinhos, por exemplo, é de 400 km. Conforme a DRS IX – Diretoria Regional de Saúde de Marília, Tupã tem como referência para ressonância o HC – Hospital de Clínicas de Marília e o AME – Ambulatório Médico de Especialidades de Ourinhos.

“Os agendamentos são realizados através do Sistema SIRESP – Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo, através da DRS. A média de oferta mensal é de apenas 3 exames para agendamento no AME de Ourinhos e de 5 para o HC de Marília”, informou a chefe de Setor de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde, Giovana de Souza Parra Gomes.

AMPLIAÇÃO

A reforma e adequação com ampliação do Laboratório de Análises da Santa Casa, também haverá mais conforto e segurança e atende as normas da Vigilância Sanitária. De acordo com projeto assinado pelos arquitetos Hosmany Rosa Vieira e Natália Valentim da Silva Suare, atualmente o Laboratório possui 270 metros quadrados e ao final das obras deverá possuir 408 metros quadrados, com ampliação de 112 metros quadrados e com uma rampa de acesso de 25 metros quadrados.

Também haverá adequação na recepção que passará de 42 para mais de 76 metros quadrados. As obras contemplarão dois sanitários de uso público; dois internos para pacientes durante a coleta e dois exclusivos. Serão três salas, sendo duas para coletas simples e uma para coletas especiais, além de áreas destinadas exclusivamente de materiais de uso do laboratório que são controlados e de dois vestiários destinados para uso exclusivo dos funcionários. Haverá acessibilidade e a substituição completa de telhado, piso, parte elétrica e hidráulica.

O prefeito Caio Aoqui resumiu a visita do governador e os recursos liberados para obras de combate à cratera da Praça dos 500 Anos, para restabelecer o tráfego da interligação da Silvio Bolcato com Tabajaras e de reforma, readequação, ampliação do Laboratório da Santa Casa e a aquisição de aparelho de ressonância magnética com dois sentimentos: “Confiança e Gratidão. Acreditamos desde o primeiro momento de que o governador iria atender os nossos pedidos e, de gratidão, quando em pleno aniversário de 94 anos de Tupã, o governador e sua esposa vem ao município para confirmar as nossas reivindicações e atender a nossa população”, comemorou.