Desenvolvimento Social - Sexta-feira, 27 de Outubro de 2023

Programa TODAS In-Rede debate estratégias para implantar ações em 2024

Representantes locais realizaram primeiro encontro com coordenação da SED-PcD

Tupã avançou mais uma etapa na implementação do Programa TODAS In-Rede. No primeiro encontro entre lideranças locais com uma coordenadora da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), realizada quarta-feira (25), foram apresentadas para debate estratégias para composição de uma comissão técnica, o que permitirá a efetivação de ações voltadas à mulher com deficiência.

A coordenadora, Caroline Reis, mediou a discussão e avaliou com os participantes as metas do programa em âmbito local. “O TODAS In-Rede tem o objetivo de promover a liderança feminina, da mulher com deficiência e dos seus familiares. A partir de fevereiro de 2024, pretendemos abrir novas inscrições para o curso de Liderança e Empoderamento, a ideia é ter ao menos quatro turmas no ano”, informa.

Além disso, serão planejadas capacitações para o mercado de trabalho, realizadas por meio do Sebrae, e também do programa Meu Emprego Inclusivo. Os detalhes de uma parceria com a UNIVESP estão sendo finalizados, a fim de ofertar no próximo ano formações específicas para profissionais que atuam na rede de proteção e no atendimento de mulheres com deficiência vítimas de violência.

Segundo relatório da Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em Tupã há 6.600 pessoas com deficiência, e 56% delas são mulheres. Para o subsecretário municipal de Direitos Humanos, André Prado, se houver a união da sociedade civil, poder público, e agentes do setor privado interessados, será possível atingir o público-alvo nas mais variadas frentes.

“Convidamos representantes da UNIMED, AME, OAB Mulher, Secretaria de Educação, de Desenvolvimento Social e Econômico, Subsecretaria de Segurança e Trânsito, e membros da APDETT (Associação da Pessoa com Deficiência da Estância Turística de Tupã). Eles conheceram as atividades propostas pelo programa, buscando romper o ciclo histórico de exclusão social dessa parcela da população”, comenta.

Mais detalhes sobre o TODAS In-Rede podem ser acessados no site www.todasinrede.sp.gov.br. Os pilares da iniciativa são: incentivo ao trabalho, renda e autonomia financeira; exercício dos direitos afetivos, sexuais e reprodutivos; prevenção à violência; e promoção da autoestima e liderança.