Desenvolvimento Social - Terça-feira, 14 de Novembro de 2023

AFROFEST celebra Dia da Consciência Negra com festa de 17 a 19/11 na Praça do Estádio

Maior festival de cultura negra da região, promovido pela ONG UMONT, tem agenda definida

De 17 a 19 de novembro, a Praça “Aparecido de Barros” - Praça do Estádio sediará o AFROFEST, maior Festival de Cultura Negra da região. Com entrada gratuita, haverá muita música, dança e arte, num evento marcado pela diversidade de estética, pelas vozes e pelo protagonismo preto.

Realizado pela ONG UMONT (União do Movimento Negro com Todos), a iniciativa tem apoio da Loja Ébano, André Black Produções, COMPIR (Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial) e Prefeitura de Tupã.

Este ano, a festa terá apresentações no palco (na Avenida Tamoios), exposições de Arte e História Afro, além de feira de artesanato e praça de alimentação. Os destaques são o show do grupo Força Maior, finalizando a noite de sábado (18); e o show de pagode do grupo Sem Preconceito, que se apresenta domingo (19), na véspera do feriado.

A lei estadual 370 de 2023 torna o Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, feriado em todo o território paulista. A data é uma homenagem a Zumbi dos Palmares, um dos principais líderes quilombolas durante o período do Brasil-Colônia, que ficou conhecido por representar a resistência e a luta contra a opressão da escravidão.

A efeméride tem o objetivo de potencializar a importância do debate sobre o povo e a cultura africana no Brasil, seja por meio da música, da política, da religião ou da gastronomia, entre várias outras áreas.

17/11 | sexta | a partir das 19h

• Cantora Linn (Black Music)
  • Cantora Ana Barbosa (Black Music)
  • Amigos do Passinho (Dança Flashback)
  • Aulão e Dança Afro Umont
  • Show de Dança Árabes com Escola Gigi Najma Belly Dance
  • Estúdio de Dança e Treinamento Danifit

18/11 | sábado | a partir das 19h

• Roda de Capoeira Regional com Grupo Resistência Cultural.
  • Roda de Capoeira Projeto Ginga — Lar Santo Antônio e Casa do Garoto
  • Desfile de Moda Afro Urbana
  • Show com Grupo Força Maior

19/11 | domingo | a partir das 19h

• Dj Gerson Silva
  • Apresentação de Rap/Trap/Funk.
  • Show de Pagode com Grupo Sem Preconceito.