.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h

Desenvolvimento Social - Quinta-feira, 04 de Janeiro de 2024

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Prefeito sanciona lei que cria reserva de vagas para negros

5% serão ofertados para aprovados em concursos e processos seletivos públicos


Prefeito sanciona lei que cria reserva de vagas para negros

O prefeito Caio Aoqui sancionou a lei 86/2023, aprovada pela Câmara, e que cria reserva de vagas para negros oferecidas nos concursos e processos seletivos públicos integrantes dos quadros permanentes de pessoal no âmbito da administração pública.

 

A elaboração do Projeto de Lei atendeu à solicitação do Conselho da Igualdade Racial e da Subsecretaria de Direitos Humanos, através do vereador Paulo Cesar Soares, o “Paulo da Farmácia”.

 

O parlamentar justificou sua indicação 492/2023 alegando que “recebeu ofícios de movimentos negros, Ong Umont e do Conselho da Promoção da Igualdade Racial pedindo apoio a aplicação da Lei Federal 12.990, de julho de 2014 que trata sobre cotas para a população negra em concursos públicos para promover a inclusão e a representatividade visando corrigir a desigualdade histórica, além de proporcionar mais oportunidades para atender as necessidades de toda a coletividade”.

 

O vereador Paulo da Farmácia observou “a importância da abertura que a administração faculta ao Legislativo para que possa em conjunto com o Executivo articular políticas públicas que promovam equidade e justiça social. Por entender o alcance do benefício, os vereadores aprovaram a lei, a qual sugerimos”.

 

RESERVA

 

De acordo com a Lei, a reserva de vagas e o respectivo quantitativo constarão expressamente nos editais dos concursos e processos seletivos públicos, adotando-se o percentual vigente na data de publicação do edital, e será aplicada nas nomeações e contratações até a expiração do prazo de validade do respectivo edital.

 

O edital conterá orientação quanto aos procedimentos a serem adotados por aqueles que pretendam concorrer às vagas reservadas, bem como, haverá referência a vagas para mais de um cargo ou emprego público, de que o percentual incidirá de modo individualizado sobre as vagas de cada um dos cargos ou empregos públicos.

621 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2023

R$ 2,00

.
UFM - 2024

R$ 108,54

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.