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Desenvolvimento Social - Quarta-feira, 10 de Janeiro de 2024

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Desenvolvimento Social e Direitos Humanos divulga ações de 2023

BALANÇO


Desenvolvimento Social e Direitos Humanos divulga ações de 2023

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos divulgou o balanço das ações realizadas pelas equipes durante o ano de 2023. Segundo o balanço, cerca de 37 mil atendimentos foram realizados para as famílias que procuraram o atendimento socioassistencial da Prefeitura.

 

A titular da Pasta responsável, Dra. Telma Tulim, disse que as ações de 2023 foram grandes ações de apoio à população em situação de vulnerabilidade. A Secretária ainda ressaltou que muitas ações que foram sucesso, seguirão para 2024.

 

“Tudo foi possível porque temos pessoas interessadas e engajadas na segurança e dignidade da nossa população. São inúmeros setores trabalhando diariamente para realizar um trabalho bem feito e ajudar as pessoas que buscam pelo atendimento socioassistencial”, disse.

 

Atendimentos

 

De acordo com o balanço, do setor de serviços de emissão da 2ª Via de certidões (nascimento, casamento e óbito); auxílio Funeral - Concessão de Urna Mortuária; confecção de Cartão Autista, de Cartão do Idoso, e de Cartão Intermunicipal Deficiente; visitas IPTU; entrega de cesta básica em período de plantão e serviço diário de cestas básicas; atendimento de migrantes; e atendimentos no Albergue Noturno; foram totalizados 8.217 atendimentos.

 

Campanhas Sociais 

 

Além dos atendimentos diários, a Secretaria realizou diversas ações e campanhas que promoveram segurança e dignidade as famílias que usufruem do serviço social. Em 2023 a Pasta realizou mais uma edição do Casamento Comunitário, que visa ofertar um processo de união civil mais acessível aos cidadãos vulneráveis, onde 14 casais puderam oficializar o vínculo conjugal. 

 

Também foi realizada a campanha “Bolsa Solidária”, que visou arrecadação de uma bolsa com itens de higiene pessoal para mulheres sem situação de vulnerabilidade, com 142 bolsas arrecadas e distribuídas pelos três Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). 

 

Outra campanha anualmente realizada pela Secretaria foi a Campanha do Agasalho que, em 2023, recebeu doação de metros de tecido moletom, roupas de frio e cobertores da população e das seguintes empresas parceiras: Grupo de Voluntários G10, SABESP, Rotaract Club de Tupã, Lojas COPLANA, Rotary Club Vanuíre, Polícia Militar, Policia Civil, Corpo de Bombeiros, Tiro de Guerra, KaiKan, Consulado Palmeiras de Tupã, Cartão de Todos, Escola Profissionalizante, Delegacia Seccional e Fundo Social de São Paulo. Dos metros de tecido moletom a Secretaria informou que foram confeccionados pela Escola Profissionalizante conjuntos de moletons para idosos.

 

Ainda em 2023 a Secretaria também iniciou a campanha Mochila Solidária, que visa arrecadar mochilas e materiais escolares para crianças e adolescentes que iniciarão o ano letivo. A campanha iniciada no ano passado segue até o final do mês de janeiro de 2024.

 

Parcerias com as Instituições Sociais 

 

Visando apoiar financeiramente as instituições do município, foi realizada mais uma edição da tradicional Feira da Solidariedade. Na Praça da Bandeira, as instituições puderam comercializar produtos alimentícios para arrecadarem fundos.

 

A Campanha de arrecadação do Imposto de Renda também foi realizada para fortalecer os projetos das instituições. Foram arrecadados mais de R$1.200.000,00, e os termos de fomento para o repasse dos recursos do IR foram assinados.

 

Cadastro Único

 

O Cadastro Único é um programa do Governo Federal que tem por objetivo a identificação e caracterização socioeconômica das famílias de baixa renda. O Órgão Federal utiliza os dados para conceder benefícios e serviços de programas sociais, como: Tarifa Social de Energia Elétrica, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Programa Bolsa Família (PBF), entre outros.

 

Em Tupã, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, estão inseridas no Cadastro Único 9.584, sendo 4.323 famílias com renda de até ½ salário mínimo com o cadastro atualizado.

 

Programa Bolsa Família 

 

Além de garantir renda básica para as famílias em situação de pobreza, o Programa busca integrar políticas públicas, fortalecendo o acesso das famílias a direitos básicos como saúde, educação e assistência social.

 

No mês de dezembro de 2023, o município de TUPÃ/SP teve 3.126 famílias atendidas pelo Programa Bolsa Família, com 8.306 pessoas beneficiadas, e totalizando um valor recebido de R$ 2.019.514,00 - com benefício médio de R$ 656,97.

 

Programa auxílio gás 

 

O Programa é um auxílio financeiro destinado às famílias de baixa renda, com o objetivo de reduzir o efeito do aumento do preço do gás de cozinha sobre o orçamento doméstico. Tupã atendeu 832 famílias beneficiadas pelo Programa Auxílio Gás, totalizando um valor recebido de R$ 86.528,00.

 

Ações CREAS

 

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) é uma unidade pública da política de Assistência Social que busca oferecer apoio e orientação às famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e/ou social por violação de direitos. Sempre em parceria com outras secretarias e instituições, o CREAS esteve presente em diversas ações sociais durante 2023, realização ações intersetoriais para discussão do atendimento a população em situação de rua; participação na elaboração do Plano de Inclusão Produtiva; palestra de conscientização da gravidez na adolescência e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis; capacitação Henry Borel- Rede de proteção; comissão de intervenção Casa Abrace; Campanha Faça Bonito; Início da escolha do novo Conselho Tutelar – Aplicação da primeira etapa (prova de conhecimentos); capacitação dos mesários para Eleição Conselho Tutelar; Campanha Agosto Lilás – Protocolo “Não se Cale”, Roda de conversa CRAS- Leste e CRAS Natalino Rodrigues; elaboração Lei do SUAS; apresentação Plano da Primeira Infância; capacitações e Supervisão – com profissionais especializados – educação continuada.

 

Dos atendimentos diretamente com a população foram: 215 casos (famílias ou indivíduos) inseridos no acompanhamento da equipe multiprofissional; e 1.393 abordagens realizadas às pessoas em situação de rua.

 

Escola Profissionalizante

 

A Escola promoveu cursos fixos de costura, bordados de todos os tipos, pintura, crochê, macramê, costura criativa, entre outros anualmente oferecidos. Também foram realizados cursos extras para especialização em áreas específicas. 

 

Na área de gastronomia: Boas práticas na manipulação dos alimentos (Senar); Uso do amendoim na culinária caseira (Senar); Aproveitamento integral dos alimentos (Senar); Pizza e salgados (Sebrae/ Senai); Confeitaria (Sebrae/ Senai); Panetone (Sebrae/ Senai).

 

Na área da estética e beleza: Cursos Itinerantes de manicure pedicure nos Cras – cerca de 20 pessoas foram qualificadas; Técnicas de coloração e descoloração (Sebrae); Técnicas de depilação (Sebrae); Cursos de férias: designer de sobrancelhas e automaquiagem; Cursos de Barbearia e Cabeleireiro.

 

Na área de corte e costura: Aprenda a confeccionar roupas Pet e Reparos e consertos de roupas (Sebrae/ Senai).

 

Junto aos cursos a Escola também promoveu visita técnica para todas as monitoras que desejaram ir às feiras de Ibitinga e Mega Artesanal; dia da Beleza com as idosas do Recanto, Vila Dignidade e Casa dos Velhos; serviços de barbearia nas repúblicas, casa dos velhos e casa abrace; confecção de agasalhos de moletom que foram entregues para os idosos.

 

CRAS Leste, CRAS III e CRAS Sul

 

Os CRAS também realizaram diversas ações durante 2023, totalizando mais de 9 mil atendimentos entre: visitas domiciliares; acompanhamento socioeducativo de famílias; reuniões com famílias – Condicionalidades do Bolsa Família; reuniões com pessoas idosas; oficinas com mulheres, jovens e idosos a respeitos dos meses de comemoração do Dia da Mulher, Mês da Pessoa Idosa, Mês das Crianças e Festa de Natal.

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