Desenvolvimento Social - Quinta-feira, 11 de Janeiro de 2024

Cerimônia empossou novos conselheiros tutelares

Novos membros cumprirão mandato de 4 anos frente ao Conselho Tutelar de Tupã

Na manhã desta quarta-feira (10), no auditório da Fepasa, foi realizada a cerimônia de posse dos novos conselheiros tutelares. Os novos empossados continuarão os trabalhos de atendimento e aconselhamento de pais e responsáveis, tomadas de providências com medidas de proteção, entre outras ações necessárias para garantir os direitos das crianças e dos adolescentes do município.

A nova equipe é formada por cinco novos conselheiros tutelares, sendo eles: Aline Carolina Parmezan Ribeiro, Adriano Corbalan Gusman, Beatriz da Silva Costa, Izabela Menegati Scarpante e Karina Sanches.

Durante a cerimônia estiveram presentes o delegado Seccional, Luiz Antônio Hauy, o vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Wagner Luques, a coordenadora da comissão eleitoral, Jaqueline Fernanda Vieira, e a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Dra. Telma Tulim, que também representou o prefeito Caio Aoqui. Também estiveram presentes para acompanhar a cerimônia de posse os amigos e familiares dos novos conselheiros.

Segundo o CMDCA, os novos membros cumprirão mandato até 10 janeiro de 2028, sendo 4 anos frente ao Conselho Tutelar de Tupã. Na ausência dos conselheiros titulares, os conselheiros suplentes são: Dulce Kezia Siqueira Cardoso, Giovana Rafaela Matos, Ivete Lovato, Juliana Conrado Dela Croche, Larissa Alana Rodrigues da Silva e Miriam de Souza Crispim Candeias.

Para a seleção dos novos membros do Conselho Tutelar, o processo foi dividido em duas etapas: prova eliminatória e sufrágio em sessão pública. Dessa forma, os candidatos realizaram avaliação de conhecimento específico, e aqueles que obtiveram 70% de aproveitamento puderam disputar a eleição.

Em seu discurso, a secretária de Desenvolvimento Social falou sobre o importante trabalho realizado pelo Conselho Tutelar, e que a vinda de novos conselheiros para mais esse mandato trará novas estratégias para que se cumpram as leis que asseguram os direitos das crianças e dos adolescentes.

“Os conselheiros tutelares diplomados hoje assumirão o compromisso de zelar pelos direitos das crianças e dos adolescentes, garantir a promoção dos serviços públicos com qualidade e atuar junto à rede socioassistencial e ao poder público municipal no desenvolvimento de políticas públicas. E sabemos que todo esse papel importante será cumprido da melhor forma possível pelos eleitos, visto que cada um está aqui hoje, pois mostraram que conhecem de fato a lei e agora poderão colocá-la em prática. Parabenizo cada um que se dispôs a ocupar esse cargo, pois sabemos que há uma carga enorme de responsabilidade”, parabenizou Telma.

O vice-presidente do CMDCA, Wagner Luques, também destacou o importante papel que o Conselho Tutelar tem no município. “São inúmeras famílias que precisam dos atendimentos e orientações do Conselho, e por isso precisamos de pessoas compromissadas e determinadas a fazer mudanças. A cada novo mandato é importante ser repassada a importância que esse trabalho tem, para que os novos membros façam jus ao cargo que agora ocuparão”, disse.