Agricultura - Quinta-feira, 25 de Janeiro de 2024

Tupã recebe trator para auxiliar produtores

O veículo vai compor a Patrulha Rural

Tupã recebe trator para auxiliar produtores

A Prefeitura já conta com mais um veículo que compõe a frota da Patrulha Rural gerenciada pela Secretaria de Agricultura. Trata-se de um trator New Holland TL 5.80 de 85 cv, que servirá para auxiliar pequenos e médios produtores rurais de Tupã.

O trator foi entregue ao prefeito Caio Aoqui e ao secretário de Agricultura, Anderson Luiz, em cerimônia realizada nesta quarta-feira (24), no município de Regente Feijó com a participação do governador Tarcísio de Freitas e do secretário Estadual de Agricultura, Guilherme Piai.

O programa do governo estadual chamado Patrulha Agrícola tem a finalidade de proporcionar – especialmente ao agricultor familiar, pequeno e médio – acesso a equipamentos e serviços destinados à conservação do solo e a lavouras com fins comerciais.

A proposta do Estado vem ao encontro do trabalho desenvolvido pela Patrulha Rural - “e tem sido destaque pelo recorde de atendimento aos produtores rurais de Tupã. Com os resultados alinhados à crescente demanda, o município foi contemplado com mais um trator para dar sequência no cronograma de ampliação do atendimento, com a aquisição de equipamentos, implementos e mais veículos”, acrescentou o prefeito Caio Aoqui.

De fato, a Patrulha Rural triplicou seu atendimento aos produtores rurais em 2023, com cerca de 1.200, contra 471 em 2022 - um crescimento de quase 160%, após o desmembramento da pasta. Isso não ocorria quando a Agricultura era vinculada ao Meio Ambiente. Em 2021, apenas 51 produtores fizeram uso do maquinário.

PEDIDOS

E já existem outros pedidos junto ao governo estadual de 2 caminhões Pipas, 2 Patrol e2 camionetes 4x4. “Os caminhões e as máquinas serão destinados às Secretarias de Planejamento e Infraestrutura e de Meio Ambiente, que também atuam em parceria com a Agricultura no atendimento direto ao homem do campo, na manutenção de quase 600 km de estradas ou no combate às queimadas, respectivamente”, lembrou o titular da pasta, Anderson Luiz.

Atualmente os agricultores se utilizam detratores, gradão, grade niveladora, grade de arado, tombadores, distribuidor de calcário, plantadeira de mandioca, subsolador, sulcador, pá carregadeira e retroescavadeira. Recentemente foram incorporados à frota, um caminhão basculante e uma distribuidora de sementes. A distribuidora é utilizada na reforma de pastos.

Os implementos agrícolas auxiliam o produtor no manejo do solo em suas tarefas diárias dentro das lavouras, sendo muito utilizados por aumentar a agilidade e rapidez dos processos de produção.

Além de maquinários, a Secretaria de Agricultura ainda disponibiliza para os produtores rurais toda assistência técnica com engenheiros agrônomo, ambiental, técnico agrícola, médico veterinário e advogado.

PROPOSTA

Outra proposta de trabalho da Patrulha Rural, que em breve os pequenos e médios produtores rurais contarão é com o Projeto Silagem, que consiste na aquisição de uma carreta para transbordo, forrageira e um trator de 115 cavalos. O investimento será de R$ 500 mil, através de verba do deputado federal Jefferson Campos, reivindicada pelo vereador pastor Eliézer de Carvalho.