.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h - 0800-773-1600

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Saúde - Sexta-feira, 26 de Janeiro de 2024

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Saúde reforça necessidade de vacinar população contra o sarampo

Situação vacinal deve ser verificada antes do início do ano letivo


Saúde reforça necessidade de vacinar população contra o sarampo

Com o fim das férias de verão e início do ano letivo, a Secretaria de Saúde destaca a necessidade de os pais ou responsáveis verificarem a situação vacinal das crianças e adolescentes. A medida resulta do alerta divulgado pelo Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde, com base em relatório da OMS (Organização Mundial de Saúde), que aponta 18% de aumento nos casos de sarampo em 2022, após queda global na cobertura vacinal contra a doença.

 

O Sarampo é uma doença viral grave, que pode levar à morte. A transmissão ocorre pela tosse, fala, espirro ou pela aspersão de gotículas de saliva de uma pessoa doente. Por isso, a vacinação é a maneira mais efetiva de evitar a infecção.

 

As doses contra o sarampo estão disponíveis em todas as unidades de saúde de Tupã. O cidadão pode receber atendimento em qualquer posto, a partir das 7h30, basta levar a caderneta de vacinação e um documento de identificação.

 

A imunização contra o sarampo exige duas doses, a primeira dada, normalmente, aos 12 meses de vida, com a tríplice viral (protegendo também contra a caxumba e a rubéola); e a segunda, aos 15 meses, com a tetra viral (que inclui ainda a prevenção à varicela). 

 

 No estado de São Paulo, o último caso da doença foi confirmado em maio de 2022. No entanto, segundo o secretário de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, ainda que uma atenção especial seja dada ao público menor de idade, medidas preventivas devem ser adotadas por pessoas de qualquer faixa etária, assegurando acesso às 19 vacinas disponíveis no SUS, que protegem o indivíduo em todos os ciclos da vida.

 

“Nosso objetivo será sempre vacinar quem nunca foi imunizado, aplicar as doses de reforço, ou completar o esquema vacinal de quem não tomou todas as vacinas — seja contra o sarampo, seja outro vírus. As doses estão previstas no Calendário Nacional de Imunização, e são essenciais desde a infância até a idade adulta”, afirma.

362 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2024

R$ 2,00

.
UFM - 2024

R$ 108,54

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.