Desenvolvimento Social - Segunda-feira, 29 de Janeiro de 2024

Direitos Humanos planeja Fórum Regional da Mulher com Deficiência

Subsecretaria pretende apresentar no evento recenseamento da população feminina

Direitos Humanos planeja Fórum Regional da Mulher com Deficiência

Em março, Tupã sediará o Primeiro Fórum Regional da Mulher com Deficiência. A fim de estruturar sua realização, a Subsecretaria de Direitos Humanos organizou um encontro entre lideranças da sociedade civil e membros do poder público estadual e municipal, que definiram um planejamento de ações e a data do evento.

A reunião coordenada pelo subsecretário de Direitos Humanos, André Prado, teve participação online da Coordenadora Estadual do Programa TODAS in-Rede, Caroline Reis. Na ocasião, o debate foi centrado no levantamento das pautas que precisam ser tratadas no Fórum, e na identificação, por meio de um censo, da população feminina com deficiência.

“Para elaborar políticas públicas precisamos saber quem são, quantas são, e onde estão as mulheres com deficiência do município. Tupã aderiu ao Programa TODAS in-Rede, e com a obtenção desses dados, num mini recenseamento, será possível trazer formações e palestras específicas para elas”, explica.

Representando a APDETT (Associação das Pessoas com Deficiência da Estância Turística de Tupã), Maria Helena Bozena, ressalta ser fundamental aproximar a administração pública dos cidadãos com deficiência para tirá-los da invisibilidade.

“Tivemos propostas, definimos dia e horário, e saímos daqui fortalecidos. Porque sozinhos a gente não consegue nada. Com esse primeiro diagnóstico, queremos atingir a maioria das mulheres com deficiência, e incentivar a luta por acessibilidade, a participação ativa na sociedade, independentemente da deficiência que tenha, para construir seu futuro”, afirma.

Criado em 2020, o TODAS in-Rede tem como objetivo fomentar a independência das mulheres com deficiência, ofertando cursos que tratam de trabalho, renda, autonomia financeira, prevenção à violência, autoestima, liderança e direitos afetivos, sexuais e reprodutivos. Ao traçar estratégias que atendam as demandas do público-alvo, a administração pública, em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, poderá disponibilizar parte desses cursos online gratuitos.

Presente na reunião, o vereador Paulo César Soares – Paulo da Farmácia, ressalta que a busca por melhorias na vida das pessoas com deficiência tem recebido apoio do prefeito Caio Aoqui. “O poder executivo e legislativo mantém constante diálogo, e o prefeito se prontificou a disponibilizar o que for necessário para realização deste fórum tão importante para garantia de direitos e fortalecimento da mulher com deficiência”.

O Primeiro Fórum Regional da Mulher com Deficiência será dia 19 de março, das 9h às 13h, o local ainda será definido. Para saber mais, entre em contato com a Subsecretaria de Direitos Humanos – Avenida Tapuias, 907 –, telefone (14) 3441-5566 (Ramal 215), ou pelo e-mail sec_direitoshumanos@tupa.sp.gov.br.