Gabinete e Turismo - Quarta-feira, 07 de Fevereiro de 2024

Carnaval em Tupã vai contar com “Muralha de Segurança”

A fiscalização da folia no circuito será ampliada com monitoramento que detecta tudo

Carnaval em Tupã vai contar com “Muralha de Segurança”

Uma central de monitoramento com dois sistemas dotados de várias câmeras de alta resolução vai ser mais uma das ferramentas para ampliar e garantir a tranquilidade do Tupã Folia 2024, durante as quatro noites e duas matinês.

A vigilância eletrônica possibilita detectar de forma eficiente qualquer incidente, inclusive, com detenção de eventuais autores de delitos ou arruaças. Com isso, todas as medidas serão tomadas de forma rápida.

Com uma logística definida, a estrutura será montada de forma a garantir posicionamento de várias câmeras não só na parte interna, mas também na externa, vigiando locais como palcos, banheiros químicos, espaços reservados aos blocos, entre outros, onde haverá grandes aglomerações.

A tecnologia aliada ao efetivo de policiais militares, civis e de seguranças contratados pela prefeitura vai permitir a manutenção da ordem por toda extensão do recinto.

REVISTA

Serão cinco portões de acesso, onde cada folião passará por uma revista. É importante saber que não será permitido o acesso de garrafas, objetos perfurocortantes, contundentes e outros que possam oferecer riscos a integridade física das pessoas. Todos poderão levar suas bebidas, água e lanches, em recipientes próprios. Cerveja, por exemplo, somente em lata, copos plásticos ou descartáveis.

O presidente da Comissão Organizadora do Tupã Folia, César Juvenal de Farias lembrou que “se trata apenas de medidas preventivas, uma vez que os foliões tupãenses, em geral, vão para o Carnaval apenas com o objetivo de se divertir”.

Enquanto isso, o comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar alertou que, a segurança da cidade com o patrulhamento ostensivo e preventivo será mantido 24 horas por dia, apesar do reforço da segurança no recinto do "Tupã Folia".

Se as entradas da cidade são vigiadas pelo Sistema Detecta, câmeras também estarão de “olho” no sistema viário da cidade. Instaladas em vias de maior fluxo e praças, o monitoramento é outro grande aliado das forças de segurança. Servem para vigiar, prevenir, identificar e de prova contra qualquer ação delituosa.

“Uma cidade vigiada por um sistema inteligente inibe muitos crimes, reforça e amplia a segurança num efeito cascata. É por isso, que Tupã é considerada uma das cidades mais seguras do interior do Estado de São Paulo, além disso, hoje estamos integrados ao programa Muralha Paulista, desde 2023”, acrescentou o prefeito Caio Aoqui.

A MURALHA

O Detecta do programa “Muralha Paulista” do governo estadual é um grande sistema integrado de comunicação e monitoramento implantado no município, em agosto de 2023, e faz “estreia” neste Carnaval em Tupã.

A plataforma de monitoramento de Córtex é uma tecnologia de inteligência artificial que usa a leitura de placas de veículos por câmeras viárias espalhadas por rodovias, pontes, túneis, ruas e avenidas país afora para rastrear alvos móveis em tempo real.

A tecnologia pode identificar veículos que entram ou saem e se são furtados, roubados, dublê ou utilizados em ação criminosa, assim como proprietários com mandado de prisão.