Planejamento e Infraestrutura - Quinta-feira, 08 de Fevereiro de 2024

Prefeitura orienta sobre o trânsito no Carnaval

Prefeitura orienta sobre o trânsito no Carnaval

Durante os dias de festa (10 a 13), todo efetivo da Subsecretaria de Segurança e Trânsito estará em campo para auxiliar e orientar os motoristas e pedestres bem como fiscalizar o trânsito da cidade.

É necessária atenção às placas de sinalização, ao limite de velocidade das vias e onde estacionar os veículos. Essas são regras básicas que motoristas, motociclistas e até mesmo pedestres, devem seguir para evitar incidentes de trânsito, autuações ou mesmo prisões.

Serão disponibilizados bolsões para motos na rua Mandaguaris em frente à Praça Dom Bosco. Também no local será criado um espaço para guardar os capacetes.

O subsecretário de Segurança e Trânsito, Renato Gonzales, alertou ainda para que “os motoristas evitem transitar pelas ruas Caetés e Iporans - que circundam o circuito carnavalesco entre as ruas Botocudos e Nhambiquaras por conta do congestionamento”, observou.

Planeje o trajeto

Em um carnaval como o de Tupã, que além da população, recebe milhares de turistas, as ruas ficam lotadas, oferecendo risco para motoristas e pedestres. O ideal é planejar o trajeto para chegar aos estacionamentos que ficam perto do circuito e evitar congestionamentos. Chegue mais cedo.

Objetos à mostra

Pertences deixados à vista dentro do veículo podem atrair a atenção de ladrões. Carregadores, adaptadores, sacolas, bolsas e até um simples óculos de sol podem motivar arrombamentos.

Portas trancadas

Às vezes estamos apressados ou distraídos e podemos esquecer de trancar o veículo. Se tiver dúvida, volte até o carro e verifique se está trancado. Hoje em dia os arrombamentos já são corriqueiros, imagine deixando o carro aberto.

Local para estacionar

Ao estacionar na rua, tente, pelo menos, locais mais movimentados e iluminados de fácil acesso, de preferência em frente aos prédios com porteiros e câmeras de segurança. Verifique, também, se no local é permitido estacionar e se não é entrada e saída de veículos ou locais proibidos

Álcool e direção

A orientação é que, em hipótese alguma, os foliões bebam e dirijam. Sigam as leis e pratiquem direção defensiva e solidária. Dirigir alcoolizado pode causar acidentes, é infração gravíssima com multa de R$ 2.934,70, além de suspensão de CNH por 12 meses. Se houver reincidência no período de um ano o valor é dobrado e a Carteira Nacional Habilitação é cassada.