Economia e Finanças - Sexta-feira, 01 de Março de 2024

Dia 25 vence o IPTU em cota única ou parcelado

Pagamento através do PIX é a nova opção neste ano

Dia 25 vence o IPTU em cota única ou parcelado

A Prefeitura de Tupã iniciou a entrega dos boletos para o pagamento do IPTU (Imposto Predial Territorial e Urbano) 2024. A prefeitura oferece aos contribuintes duas opções de pagamento através do carnê: Dia 25 é a data de vencimento em cota única ou parcelado em até 10 meses.

Neste ano, o contribuinte terá como opção também pagar o tributo através do QR-CODE PIX. A inovação garante mais comodidade. É fácil, rápido e seguro.

Para pagamento em parcela única o desconto é de 15% sobre o valor do imposto. Já o atraso no pagamento parcelado, além de perder o desconto de 10%, sofrerá acréscimos de multa e juros.

Para optar pelo parcelamento (de março a dezembro) basta pagar a primeira parcela do boleto.

IMPORTANTE

O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é cobrado anualmente dos proprietários de imóveis residenciais e comerciais situados na área urbana.

É com essa contribuição importante que a máquina administrativa mantém o funcionamento do município e o bem-estar da população. O IPTU é essencial para manter a regularização das propriedades e contribuir com melhorias em serviços públicos, como educação, saúde, segurança, trânsito, infraestrutura em asfalto novo, por exemplo, outras obras e coleta de lixo.

Também é com esse dinheiro que a prefeitura paga os salários dos funcionários públicos que prestam serviços em setores vitais da administração.

OUTROS CARNÊS

Além dos carnês ou boletos do IPTU que é o mesmo do ITU (Imposto Territorial Urbano) — terrenos, a prefeitura também já enviou os carnês de ISS (Imposto Sobre Serviços e Taxa de Licença). O vencimento ficou para 15 de março e as outras cinco parcelas para meses pares — abril, junho, agosto, outubro e dezembro.

Outro carnê já enviado é o de parcelamento de débito. A data de vencimento foi escolhida pelo próprio contribuinte no ato da negociação da dívida na Central de Atendimento.

O pagamento poderá ser feito em qualquer lugar, como correspondente bancário, agências que aceitarem, Bradesco, lotéricas e/ou aplicativos.