Planejamento e Infraestrutura - Segunda-feira, 11 de Março de 2024

Obra na Praça 500 anos deve ser concluída em 180 dias

Investimentos no espaço são superiores a R$ 7 milhões

Iniciada no final de fevereiro, a obra de recuperação da cratera que se formou na Praça dos 500 Anos após uma chuva torrencial que atingiu a cidade no ano passado deve ficar pronta em 180 dias, segundo estimativa da Secretaria Municipal de Planejamento, Obras e Trânsito. “O trabalho começou com um certo atraso porque a liberação das licenças ambientais demorou para sair”, explicou o prefeito Caio Aoqui.

De acordo com ele, a obra deve evitar que situações como a ocorrida em fevereiro de 2023 voltem a se repetir. “O objetivo aqui é fazer uma obra definitiva, que solucione permanentemente a questão”, avaliou.

No início da semana, o chefe do Executivo, acompanhado dos vereadores Alexandre Scombatti e Lucas Hatano, visitou o canteiro de obras para avaliar o andamento dos trabalhos. No total, serão investidos pouco mais de R$ 7 milhões na obra, sendo R$ 6,2 milhões de recursos estaduais e outros R$ 900 mil de contrapartida da Prefeitura.

“Após a conclusão deste trabalho, vai ser possível revitalizar toda esta área, preservando a Praça dos 500 Anos, que é um importante aparelho de lazer para a população da zona oeste da cidade”, analisou o vereador Alexandre Scombatti. “Além disso, a técnica empregada neste serviço vai impedir que esta região volte a sofrer durante o período de chuvas mais intensas”, complementou.

“Desde o surgimento da erosão, tanto a Prefeitura quanto os vereadores trabalharam para buscar uma solução. Vale lembrar que, pouco depois do ocorrido, o vice-governador Felício Ramuth esteve em Tupã e visitou a cratera. Nesta ocasião, ele se comprometeu a buscar uma fonte de recursos que permitisse a realização da obra. Na sequência, o governador Tarcísio também avaliou o estrago causado pela chuva e, desde então, todos estavam empenhados em solucionar este problema”, recordou o vereador Lucas Hatano.

A obra

No total serão canalizados 250 metros do córrego, no trecho compreendido entre as ruas Vereador João Castro e Timborés. Neste ponto, será feita a substituição dos tubos Armco, que não têm mais capacidade de dar vazão ao volume que se acumula em dias de chuva mais volumosa, por duas linhas de aduelas de concreto de 2,5 metros por 4 metros.

“Com isso, o volume de água que pode ser escoado terá um aumento considerável, minimizando as chances de que novos incidentes venham a acontecer”, detalhou o secretário de Obras, Valentim Bigeschi.

O trabalho tem um prazo inicial estimado de cerca de 180 dias. Para a implantação da nova linha de escoamento de água, estima-se necessário movimentar cerca de 8 mil caminhões de terra.

Areninha Esportiva

Depois de terminada a instalação da nova linha de escoamento da água pluvial, a Praça dos 500 Anos deve passar por uma completa reurbanização, incluindo a recuperação das áreas verdes e a reativação da Areninha Esportiva, campo de futebol Society sintético com arquibancadas e quadra de basquete 3X3, equipamento público viabilizado através da ação do deputado estadual Ricardo Madalena.

“É uma área que tem grande importância para a população, tanto para a prática de atividades físicas quando de lazer, por isso, este trabalho é tão importante”, afirmou Scombatti. “Encerrado este processo, tenho certeza, a cidade vai ganhar um espaço amplo, multifuncional e acolhedor”, concluiu Hatano.