.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Saúde - Quarta-feira, 17 de Abril de 2024

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Entomologia e Endemias cria operação “Domos de Biolarvicida”

Resultado da ação será avaliado durante a realização da ADL na próxima semana


Entomologia e Endemias cria operação “Domos de Biolarvicida”

Com o objetivo de combater a dengue e evitar que novos casos da doença sejam registrados no município, o Departamento de Entomologia e Endemias criou a operação “Domos de Biolarvicida”. A operação, que será realizada a partir desta quarta-feira (17), consiste na aplicação diurna do biolarvicida Vectobac, altamente seletivo, à base de Bacillus thuringiensis israelensis, para controle de larvas de mosquitos Aedes aegypti.

 

Na sua ação, os cristais interagem com a parede intestinal das larvas, rompendo-se rapidamente e cessando sua atividade, esperando a morte dos insetos em até 24 horas após a aplicação do produto.

 

Segundo o Departamento, a operação é de criação do município e será realizada pela primeira vez. Sua eficácia será analisada durante a Avaliação de Densidade Larvária (ADL), que acontecerá na próxima semana pelos agentes do Departamento.

 

Ainda de acordo com o setor responsável, para a ADL são sorteados 60 setores censitários, onde 1.200 imóveis serão visitados dentro de 3 dias. Para o teste na operação "Domos de Biolarvicida", foram escolhidos 9 setores censitários desses já sorteados pelo sistema.

 

"Assim, durante a ADL teremos uma dimensão de eficiência da atividade que estaremos realizando nesta semana. Lembrando que o biolarvicida que será utilizado na operação não é prejudicial ao meio ambiente e nem aos animais", disse Marco Antonio de Barros, responsável pelo Departamento.

 

O secretário municipal de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, parabenizou a iniciativa do Departamento pela criação de uma nova ação que tem por objetivo a eliminação de focos da dengue.

 

“Nosso município já se tornou modelo no combate à dengue, e os números de casos, em comparação à região, é a prova disso. Agora, com o sucesso dessa operação teremos mais uma arma contra o mosquito da dengue, garantindo assim a saúde da nossa população”, disse. 

161 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2023

R$ 2,00

.
UFM - 2024

R$ 108,54

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.