Saúde - Segunda-feira, 22 de Abril de 2024

Tupã reduzirá fila de espera para casos de glaucoma

Conquista foi possível através de emenda parlamentar que custeará os atendimentos

Tupã reduzirá fila de espera para casos de glaucoma

Na manhã de sexta-feira (19), em coletiva de imprensa, foi anunciada a redução da fila de espera para o tratamento de casos de glaucoma em Tupã. Serão 260 pacientes contemplados e que estavam desde 2018 aguardando consulta.

A conquista foi possível através de emenda parlamentar destinada pelo vereador Pastor Eliézer de Carvalho, que subsidiará a consulta, o exame para detecção do nível da doença e o tratamento final.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, esta emenda contemplará os pacientes que já estão na fila de espera, mas que os munícipes que sofrem com a doença e querem passar por consulta devem procurar um médico para entrarem na fila de espera.

“É uma grande conquista para a saúde de Tupã e, principalmente, para os pacientes que aguardam nesta fila há tantos anos. Infelizmente a demanda para os casos que precisam de tratamento de glaucoma é muito alta, e o Estado consegue de quatro a cinco tratamentos no ano, mantendo dezenas de pessoas na fila. Mas agora, com essa ajuda vinda do Poder Legislativo através do vereador Pastor Eliézer, conseguiremos atender de uma só vez duzentas e sessenta pessoas, reduzindo drasticamente essa fila. Por isso, quero agradecer em nome de toda a população essa grande ajuda do vereador, que se sensibilizou com o apontamento da Saúde e sem pensar duas vezes destinou essa verba que será muito bem aproveitada”, agradeceu o prefeito Caio Aoqui.

Para que a fila seja reduzida com ainda mais agilidade, a Secretaria de Saúde iniciou os atendimentos em mutirão no último sábado (20) no Hospital Beneficente São José de Herculândia, que é referência na região em atendimentos de oftalmologia. Por dia estão previstos 50 atendimentos, e a Secretaria disponibilizará transporte até o município vizinho para todos os pacientes que necessitarem.

“Mesmo não zerando ainda a fila de espera, essa é uma grande conquista para a Saúde. O glaucoma é uma doença que, se não tratada, pode levar à cegueira total e deixar o paciente em um estado irreversível. Por isso, temos muito a agradecer por essa ajuda que reduzirá muito a fila de espera”, disse o secretário municipal de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi.

O vereador Pastor Eliézer de Carvalho, autor da verba que custeará os atendimentos, destacou a parceria com o Poder Executivo, que prontamente aceitou a destinação da verba para a Saúde contemplar os pacientes que necessitam deste tratamento.

“É importante ressaltar que, mesmo sem zerar a fila, essa redução de mais de duzentos e cinquenta atendimentos já trás muita esperança para a população que necessita desse tratamento. Lembrando que a Nação e o Estado liberam de quatro a cinco tratamentos de glaucoma por ano, é um número muito baixo diante da grande demanda, ainda mais se tratando de uma doença que impossibilita a pessoa de continuar a sua vida normalmente, atrapalhando no trabalho, no dia a dia, etc. Por isso, agradeço ao prefeito Caio Aoqui por aceitar em nome da Saúde essa verba e dar todo o suporte para que o valor seja aplicado nesses atendimentos o quanto antes”, agradeceu.