.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Saúde - Terça-feira, 07 de Maio de 2024

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Tupã registra primeiro caso em 2024 de leishmaniose em humanos

CCCZ intensificará busca por sinais da doença em seres humanos e animais na região de residência da paciente positivada


Tupã registra primeiro caso em 2024 de leishmaniose em humanos

A Prefeitura de Tupã, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, informa que um caso de leishmaniose visceral foi confirmado na sexta-feira (03), este é o primeiro positivo do ano registrado na cidade em seres humanos.

 

A mulher, de 59 anos, moradora do Conjunto Habitacional João Paulo II, apresentou febre, emagrecimento, náuseas, fraqueza, dores de cabeça e exames laboratoriais alterados em 23 de abril e, agora, está internada na Santa Casa de Misericórdia de Tupã e em tratamento específico para leishmaniose. O quadro dela é estável.

 

O bairro em que o caso foi registrado está há 15 dias com visitas casa a casa, onde a Equipe do Centro de Controle de Zoonoses está realizando a primeira etapa do Censitário Canino. Como forma de prevenção e detecção precoce de novos casos, o CCCZ intensificará a busca ativa por sinais e sintomas da doença em seres humanos e animais na zona Leste do município, em especial nas proximidades da residência da moradora infectada.

 

A Secretaria de Saúde ressalta que a transmissão da Leishmaniose ocorre por meio da picada do mosquito-palha. Por isso, as equipes realizam também verificação e orientação aos moradores em relação à manutenção dos quintais, para eliminação de matéria orgânica, como restos de folhas e frutos, que propiciam a proliferação do inseto vetor da doença.

214 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2023

R$ 2,00

.
UFM - 2024

R$ 108,54

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.