De segunda a sexta das 7h30 às 17h - 0800-773-1600

Subsecretaria de Trânsito realizou diversas atividades em maio

Destaque foi para a campanha Maio Amarelo

Subsecretaria de Trânsito realizou diversas atividades em maio

A Subsecretaria de Segurança e Transito divulgou nesta segunda-feira, o balanço dos serviços realizados no mês de maio, com objetivo de melhorar o tráfego de veículos e pedestres da cidade. O destaque do mês foi a campanha “Maio Amarelo”, que este ano focou o tema “A Paz no Trânsito Começa por Você”.

Cerca de 750 alunos de diversas escolas municipais da cidade e dos distritos de Parnaso, Universo e Varpa participaram da campanha. Também estiveram assistindo as palestras o Tiro de Guerra e colaboradores do FrigoEstrela. O “Maio Amarelo” também contou com presença dos alunos da Escola Militar Brasil e da empresa Motopan que realizaram “bloqueios educativos” na Avenida Tamoios, onde foram distribuídos panfletos. Ao todo, foram distribuídas 850 cartilhas educativas com o título “Tá na Rua, Tá no Trânsito”.

Para fomentar mais a campanha, funcionários da Subsecretaria e agentes de trânsito, estiveram em todas as “Quintas com Arte” do mês de maio distribuindo panfletos e orientando visitantes do evento sobre a necessidade de respeitar as regras de trânsito.

O evento contou ainda com a participação da unidade do Detran-SP de Tupã.  O “Maio Amarelo” também foi divulgado na programação da TV Câmara de Tupã, que recebeu o subsecretário de Trânsito e Segurança, Renato Gonzales e o chefe e Gabinete de Trânsito, Eduardo Scarpelli, onde puderam transmitir aos telespectadores dos programas “Ponto de Vista” e “Mão na Roda” um pouco dos trabalhos realizados pela Subsecretária.

Novos semáforos

Durante o “Maio Amarelo”, a Prefeitura da Estância Turística de Tupã também implantou os semáforos de pedestres entre a Avenida Tamoios e Rua Caingangues e Avenida Tapuias com Rua Mandaguaris. Ambos os trechos possuem fluxo intenso de veículos e pedestres.

Entre os serviços realizados pela Subsecretaria também estão a confecção de Cartão de Estacionamento de Idoso e para Pessoa com Deficiência (PcD). O cidadão tupãense que deseja o benefício pode acessar o site da Prefeitura, ir até Serviços, Central de Atendimento, fazer o login e protocolar o pedido ou se dirigir até a Central de Atendimento, localizado no Paço Municipal munido dos documentos necessários.  No mês de maio, foram confeccionados 38 cartões de Idoso e 3 cartões PcD.

Foram realizados pelos agentes de trânsito 86 apoios, como exemplo, para a travessia de veículos e maquinários pesados na malha urbana para serem usados na produção agrícola, além de eventos como procissões e passeatas. Além disso, os agentes contabilizaram 406 orientações educativas junto aos motoristas e pedestres que utilizam as vias e passeios públicos da cidade. Entre as orientações educativas destacam- se aquelas para uso de cinto de segurança e quanto a proibição de celulares durante a direção de veículo.

Inaugurações

Também no mês de maio, os serviços de sinalização da Subsecretaria estiveram focados para inauguração da Ciclovia na estrada “Vereador - José Sanches”, entre a rotatória para a Estrada do Sete de Setembro e a rotatória para o Aeroporto onde a equipe realizou serviços complementares de pintura de “pare”, faixas continuas, linhas de estimula a redução de velocidades, lombadas e implantação de placas verticais.

Já para a entrega da revitalização das praças da Cohab III, foram realizadas a pintura de seis faixas de pedestres, três pares, três rampas, dois pontos de parada de circular e oito cotovelos. Ainda na Cohab III, foram realizadas seis faixas de pedestres, cinco rampas, seis trocas de placas de sinalização vertical, uma de “pare”, sinalização de quatro bueiros e seis cotovelos.

Os canteiros centrais na Avenida Tamoios onde foram plantadas palmeiras e flores também receberam placas de sinalização vertical de advertência “Proibido Pisar do Canteiro” e de orientação “Respeite a faixa de pedestre”. Vale lembrar, que o pedestre ao transitar pela via deverá fazer a travessia nas faixas de pedestres de cada esquina.

Atendendo a pedido da Unesp de Tupã, a Subsecretaria por meio da equipe de sinalização esteve na universidade para implementar sete faixas de pedestre, um “pare’, duas guias de proibido parar e estacionar em toda sua extensão, seis placas de sinalização vertical de proibido parar e estacionar, duas faixas continuas, duas placas de proibido parar e estacionar.

Na rua Demétrius Bassan, que dá acesso Amendupã, foram feitos a pintura de dois quebra-molas, faixa de proibido parar e estacionar em toda extensão da indústria e implantados seis placas de velocidade (30 km/h). Para garantir a trafegabilidade, foi realizado todo o tracejado na vicinal “Pioneiro José Lovato”para dar segurança ao fluxo de veículos no trecho da nova rotatória implantada entre as ruas Marília e Anibal Davoli.

Outras vias da cidade também receberam sinalização de solo e vertical como nas ruas Antônio Mendonça, Geraldo Quiqueto, Guiomar Lemes da Cunha Guandaline, Nhambiquaras com São Sebastião, Avenida Edu Teixeira de Mendonça e Guaranis.