De segunda a sexta das 7h30 às 17h - 0800-773-1600

Planejamento e Infraestrutura - Terça-feira, 02 de Julho de 2024

Tupã participa do Fórum de Mobilidade Urbana em Ribeirão Preto

Cerca de 70 municípios participaram do evento que enfocou assuntos tanto para capitais quanto para cidades pequenas

Tupã participa do Fórum de Mobilidade Urbana em Ribeirão Preto

O subsecretário de Trânsito e Segurança, Renato Gonzalez Rosa, acompanhado do Gestor de Trânsito, Nilton Lopes e do agente de Trânsito, Edilson Cabrera, esteve em Ribeirão Preto, participando da 90ª Reunião do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana.

De acordo com os organizadores do evento, mais de 320 autoridades de trânsito de aproximadamente 70 cidades do Estado de São Paulo estiveram participando do Fórum. O evento contou com a presença de diversas empresas privadas que atuam no transporte público e que já operam com matriz energética limpa em São Paulo.

O presidente do Fórum Paulista de Mobilidade Urbana, Valdeci Fogaça de Oliveira, destacou no evento a necessidade dos municípios já discutirem no âmbito municipal sobre o transporte limpo. “Nós entendemos que a sustentabilidade veio com força total, ou seja, precisamos cuidar do nosso planeta e fazer esta transição dessa matriz energética suja para a matriz energética limpa”.

Já o diretor superintendente da Empresa de Mobilidade Urbana de Ribeirão Preto (RPMobi), Marcelo Galli, observou que o evento foi pensado tanto para a participação das cidades grandes quanto das pequenas também. “É um momento de discutir com outras cidades e servir de exemplo para cidades menores que, às vezes, tem aquela prerrogativa que só em capitais podem-se implantar grandes sistemas grandes inovações, e isso é um grande mito. Cidades menores também podem ter esta mobilidade aflorada”.

Renato Gonzalez explicou que, durante o evento, as autoridades participantes puderam assistir os painéis “Apresentação da Cidade de Ribeirão Preto”, por Marcelo Galli, diretor superintendente da Empresa de Mobilidade Urbana de Ribeirão Preto (RPMobi), “Evolução da Mobilidade Elétrica e Energia Limpa”, por Valdeci Fogaça de Oliveira, presidente do Fórum Paulista, “Programas de Segurança Viária”, por Atilio André Pereira, secretário de Mobilidade Urbana de Hortolândia e membro da Coordenação do Fórum Paulista, “Novas Soluções para a Mobilidade Urbana”, por Valeska Peres Pinto, membro da União Internacional de Transporte.

Já à tarde houve a oficina técnica do Conselho Estadual de Trânsito (CETRAN/SP) para discussão de indicação de condutor via CDT e Adesão ao Sistema de Notificação Eletrônico (SNE), por Frederico Pierotti Arantes, presidente do CETRAN/SP e José Luiz Nakama, conselheiro do CETRAN, assessor da CET de São Paulo e membro da Coordenação do Fórum Paulista. Logo após, reunião com os secretários de trânsito.

Na sexta-feira, logo de manhã, houve a apresentação da peça teatral com a Cia. Sopa de Comédia e a seguir apresentação do painel com foco do tema “Receitas Acessórias para o sistema de transporte coletivo urbano”, por Valdeci Fogaça de Oliveira, presidente do Fórum Paulista. Em seguida, “Projeto Faixa Azul”, por Delcides Araújo, diretor de Trânsito da RPMobi. Após, apresentação do painel “Ampliação de Competência Fiscalizatória dos Municípios”, por Delcides Araújo, diretor de Trânsito da RPMobi de Ribeirão Preto, e encerrando as atividades a apresentação do último painel com o tema “Sistema Inteligente de Transporte de Ribeirão Preto (ITS), por Marcelo Galli, diretor superintendente da Empresa de Mobilidade Urbana de Ribeirão Preto (RPMobi).