De segunda a sexta das 7h30 às 17h - 0800-773-1600

Saúde - Quinta-feira, 04 de Julho de 2024

Santa Casa I volta a ser ponto de referência para acidentes com escorpiões

Atendimento de vítimas da picada de escorpiões é referência para toda cidade

Santa Casa I volta a ser ponto de referência para acidentes com escorpiões

A Prefeitura de Tupã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa toda a população que o Hospital Santa Casa I, localizado na rua Manoel Ferreira Damião, 426, voltou a ser ponto para atendimentos específicos de acidentes com escorpiões. O retorno aconteceu depois da entrega da reforma e ampliação do pronto-socorro da unidade.

Segundo a Saúde, os atendimentos para acidentes estavam sendo realizados na Unidade II do hospital, na rua Coroados, 776, antigo hospital São Francisco, mas que agora retornarão ao ponto comum.

A picada de um escorpião causa dor imediata, podendo irradiar para o membro e ser acompanhada de adormecimento, vermelhidão e suor. Entre os sintomas estão: agitação, tremores, náuseas, vômitos, salivação excessiva, dentre outros mais graves. Quanto maior o tempo até o socorro médico, maior o índice de complicações e óbito.

Os acidentes podem ser evitados mantendo os quintais limpos, não acumulando entulhos, materiais de construção e resíduos orgânicos. Uma vez que os escorpiões são normalmente encontrados em ambientes escuros, úmidos e com pouca movimentação.

Ao encontrar algum espécime, informe o CCZ pelo telefone (14) 3404-2202. Vale ressaltar que após registro dos casos, as equipes da Prefeitura de Tupã realizaram visita aos locais dos acidentes e orientaram os moradores a respeito das medidas de segurança, e indicaram adequações estruturais necessárias para prevenir novos aparecimentos.

Entre as estratégias de cuidado estão:

• Deixar as lixeiras fechadas;
  • Colocar telas ou tampar ralos dos quintais, pias e tanques;
  • Não acumular sobras de construção;
  • Proteger ou vedar as frestas das portas, janelas e muros;
  • Evitar deixar brinquedos e roupas no chão;
  • Observar e agitar roupas e calçados antes de usar.