De segunda a sexta das 7h30 às 17h - 0800-773-1600

Saúde - Segunda-feira, 07 de Outubro de 2024

Unidades de Saúde terão horário estendido para atendimento agendado

Campanha contra o câncer amplia expediente para horário noturno nas 16 UBS e USF

A Prefeitura de Tupã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que, devido à Campanha Outubro Rosa 2024, todas as Unidades de Saúde (UBS e USF) farão atendimentos agendados e com horários especiais. O objetivo da ação é alertar a população sobre o diagnóstico precoce dos cânceres de mama e do colo do útero, assim como da necessidade de prevenção e cuidados com a saúde integral da mulher.

Segundo informações do Departamento de Atenção Básica, os agendamentos já podem ser realizados junto à Unidade de Saúde de referência da paciente. Dentre os atendimentos estão: médico, de enfermagem, odontológico, realização de exames e vacinação.

Este ano a Campanha Outubro Rosa tem cinco mulheres como representantes da luta contra a doença: Daiane Aparecida Alves Rocha, Liliane dos Santos Marque, Luciana Rocha Bruschi da Silva, Márcia Maria Agostinho Rocha Zômpero e Maria Lúcia Batista Soares Ribeiro.

Todos os anos, a iniciativa reúne pacientes em tratamento ou que já superaram o câncer para compartilhar suas histórias, a fim de ampliar a comunicação a respeito do tema, além de dar força e apoio a outras mulheres.

“Os horários especiais para atendimento devem ser feitos exclusivamente com a Unidade de referência de cada mulher. Temos como principal objetivo atingir as mulheres que trabalham durante o horário de atendimento comum (7h às 17h), para que estas também possam procurar por atendimento médicos e de enfermagem para sempre estarem cuidado da saúde”, disse a diretora do Departamento de Atenção Básica, Simone Veronez Bauer.

“Todos os anos buscamos realizar uma Campanha eficaz para atendimentos personalizados nas Unidades de Saúde, além de promover um evento que busque resgatar a autoestima das mulheres que representam a ação. Por isso, reforçamos a necessidade de todas se atentarem a própria saúde, visto que, por ano, aproximadamente sessenta mil brasileiras são diagnosticadas com câncer de mama.”, alertou o secretário de Saúde, Dr. Miguel Ângelo de Marchi.