De segunda a sexta das 7h30 às 17h - 0800-773-1600

Educação - Segunda-feira, 14 de Outubro de 2024

Programa Tupã 2030 realizará ações do Dia Mundial da Alimentação Saudável

Praça da Bandeira recebe em 17/10 ações para incentivo ao estilo de vida saudável

A Prefeitura de Tupã, por meio do Tupã 2030: Programa de Promoção Integral e Sustentável da Saúde e Bem-estar da Criança e do Adolescente, realizará dia 17/10 (quinta-feira), das 19h às 21h, na Praça da Bandeira, ações relacionadas ao Dia Mundial da Alimentação Saudável, comemorado em 16 de outubro.

As atividades têm por objetivo conscientizar a população sobre a má nutrição, com enfoque especial para a infância.

O público poderá participar de avaliações antropométricas, ou seja, onde se afere o Índice de Massa Corporal (IMC) do indivíduo, a partir do peso e da altura dele. Essa medição coordenada pela Secretaria de Saúde permite identificar casos de sobrepeso ou subnutrição, e no caso das crianças é possível verificar se o crescimento delas está dentro da média ideal para a idade.

Além disso, haverá entrega do gibi “Alimentos saudáveis” da Turma da Mônica, conteúdo criado para distribuição gratuita pela Maurício de Souza Produções, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde.

Conforme Andreia Benicio Doretto, membro do comitê gestor do Programa Tupã 2030, entre as metas deste Dia Mundial da Alimentação Saudável estão o “combate ao sedentarismo, e a conscientização para a redução do tempo de tela nos dispositivos eletrônicos, uma das principais causas da obesidade infantil na atualidade”.

Nutricionistas da Secretaria de Educação promoverão uma exposição sobre consumo consciente do sal e do açúcar, e a entrega de um sachê com Sal de Ervas, receita de tempero ideal para redução e substituição do sódio no preparo das refeições.

O palco do Espaço Cultural José Anselmo Filho – Zé Pretinho receberá apresentações de dança e de Ginástica Rítmica, modalidade esportiva promovida pela Casa do Garoto com apoio da Secretaria de Esportes e Recreação.

A equipe do professor Junior Neres será composta por:

• Alice Bernabe, Luiza Fuzinelli, Maisa Colisse, Maria Eduarda Rangel e Noemi Carbonare (Conjunto mãos livres - pré-infantil);
  • ⁠Iasmin Nogueira (cordas);
  • ⁠ Leticia Collo e Valentina Scalise (bola - infantil);
  • Alicia Cavalcante (maças);
  • ⁠Eduarda Meira, Gabriela Santos, Leticia Collo, Pietra Rocha e Valentina Scalise (arcos).

A fim de destacar a importância do brincar com movimento, do convívio com outras crianças, de estar ao ar livre e da necessidade de preservação do patrimônio público, a Secretaria de Planejamento levará um painel com fotos das ciclovias/ ciclofaixas; pistas de caminhada; e das praças novas. Os espaços foram revitalizados com parquinhos gradeados, maior acessibilidade, pinturas lúdicas, campos de areia e grama, entre outros equipamentos.

Por fim, a Secretaria de Desenvolvimento Social terá um espaço de apresentação das Oficinas de Geração de Renda, dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e das Oficinas com Famílias, promovidos pelos CRAS Leste, “Natalino Rodrigues” e "Márcia Therezinha Brancalhão dos Santos”.