De segunda a sexta das 7h30 às 17h - 0800-773-1600

Desenvolvimento Social - Terça-feira, 15 de Outubro de 2024

CRAS oferece palestra sobre Agroecologia para celebrar Dia do Idoso

Grupos de Convivência conheceram princípios da produção de alimentos mais saudáveis

CRAS oferece palestra sobre Agroecologia para celebrar Dia do Idoso

A Agroecologia, área de estudo que olha a produção agrícola a partir de uma abordagem social e mais sustentável, foi apresentada sexta-feira (11) para idosos que participam do Serviço de Convivência do CRAS Leste. A atividade é uma proposta do Programa Tupã 2030, e comemora o Dia do Idoso, celebrado em 1º de outubro.

Para conversar sobre o tema, o produtor rural José Leandro Rodrigues propôs uma série de reflexões para a tomada de consciência coletiva a respeito da importância de se pensar em como os alimentos são produzidos, de onde eles vêm, o caminho percorrido da terra até o prato, e de se fazer escolhas melhores na hora da compra.

“A Agroecologia é um estudo muito grande, que tem principalmente uma abordagem social, de pensar a terra como um lugar mais justo, sem precarização do trabalho e de valorização da mão de obra feminina. O objetivo é fomentar um conjunto de boas práticas que deixem consequências melhores no solo, em vez de um espaço degradado”.

A secretária de Desenvolvimento Social, Patrícia Fernandes Soares, explica que a roda de conversa sobre alimentação saudável vai ao encontro de um dos benefícios da assistência social mais lembrados pelo grande público: o auxílio cesta básica.

“Pouco se fala sobre a inclusão de frutas, verduras e legumes na cesta básica. O valor nutricional desses alimentos é muito alto, esperamos ter projetos que permitam facilitar o acesso dos mais vulneráveis a esses produtos, mas também precisamos incentivar o consumo pelas famílias”. As participantes levaram de presente alimentos orgânicos.

Essa conversa com as idosas foi apenas uma das ações marcadas para outubro em razão do Dia do Idoso. A iniciativa visa valorizar o papel social das pessoas da terceira idade, reduzir o isolamento, e fortalecer vínculos familiares e comunitários. Pois, o envelhecimento ativo reduz doenças e melhora a qualidade de vida.