De segunda a sexta das 7h30 às 17h - 0800-773-1600

Educação - Sexta-feira, 18 de Outubro de 2024

Programa Tupã 2030 realiza ações educativas pelo Dia da Alimentação Saudável

Público prestigiou exposições, apresentações de dança sobre o tema e de ginástica rítmica

A Prefeitura de Tupã, por meio do Tupã 2030: Programa de Promoção Integral e Sustentável da Saúde e Bem-estar da Criança e do Adolescente promoveu, na edição de ontem (17) do Quinta com Arte, atividades pelo Dia Mundial da Alimentação Saudável.

As ações visam conscientizar a população sobre a má nutrição, dando enfoque especial para a infância.

O público presente na Praça da Bandeira pôde visualizar numa exposição a quantidade de sal e açúcar presente em diferentes tipos de industrializados, como macarrão instantâneo, bolachas recheadas, embutidos e barras de chocolate.

As nutricionistas da Secretaria de Educação apontaram a importância do consumo consciente do sal e do açúcar com base em dados da Organização Mundial de Saúde, que prevê que a ingestão diária de sódio deve ser inferior a 5 gramas, e a de açúcar não pode passar de 50 gramas, somadas todas as refeições. Também foram distribuídos panfletos e sachês de Sal de Ervas.

Para as crianças, a Secretaria de Saúde ofereceu o gibi “Alimentos saudáveis” da Turma da Mônica, conteúdo criado para pela Maurício de Souza Produções e pela Organização Pan-Americana da Saúde.

Enfermeiras da Atenção Básica realizaram ainda avaliações antropométricas, ou seja, onde se afere o Índice de Massa Corporal (IMC) do indivíduo, a partir do peso e da altura dele. O objetivo desse tipo de medição é identificar casos de sobrepeso ou subnutrição, e no caso das crianças foi possível verificar se o crescimento delas estava dentro da média ideal para a idade.

No palco do Espaço Cultural José Anselmo Filho – Zé Pretinho, a plateia curtiu apresentações de dança com alunos da rede municipal, sempre relacionadas à temática.
A Secretaria de Esportes e Recreação, em parceria com a Casa do Garoto, fez uma demonstração da modalidade esportiva de Ginástica Rítmica, a fim de incentivar o combate ao sedentarismo, e promover a redução do tempo de tela das crianças nos dispositivos eletrônicos.

A fim de destacar a importância do brincar, de estar ao ar livre e da necessidade de preservação do patrimônio público, a Secretaria de Planejamento levou um painel com fotos das ciclovias/ ciclofaixas; pistas de caminhada; e das praças novas ou revitalizadas pela prefeitura. Os espaços dispõe de parquinhos infantis, campos gradeados, maior acessibilidade, pinturas lúdicas, pistas para esportes radicais, entre outros equipamentos.

A Secretaria de Desenvolvimento Social expôs acervo de fotos das Oficinas de Geração de Renda, dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e das Oficinas com Famílias.

Segundo Andreia Benicio Doretto, membro do comitê gestor do Tupã 2030, para celebrar o Dia Mundial da Alimentação Saudável, a comunidade conheceu o que algumas  Secretarias fizeram para efetivação do Programa no município. “Nossa meta é tornar nossa Tupã uma cidade que cuida, de fato, de suas crianças e adolescentes. 2030 está logo ali, então vamos correr pra atingir nossas metas de erradicação da subnutrição e da obesidade”.