.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h - 0800-773-1600

Idioma

Português

Português

English

Español

Français

Deutsch

Italiano

Cultura e Defesa do Folclore - Sexta-feira, 23 de Maio de 2025

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Retomada de consórcio vai impulsionar produção cultural na Nova Alta Paulista

Representantes de cerca de 20 municípios se reúnem em Tupã para formalizar adesão e garantir expansão e incremento do setor na região


Em reunião que aconteceu na tarde desta sexta-feira (23), na Câmara Municipal, representantes de Secretarias de Cultura de cerca de 20 municípios formalizaram adesão ao Consórcio Intermunicipal de Artes e Cultura (Ciac). O instrumento vai impulsionar significativamente a produção cultural das cidades da Nova Alta Paulista, através de um sistema de cooperação.

A ideia, segundo o secretário Luís Carlos Sanches, é somar forças com o objetivo de tornar ainda mais profícua a atividade cultural na região, promovendo o intercâmbio entre as cidades que passarão a integrar o consórcio. “São vários os benefícios. Entre eles a facilidade para suplantar questões burocráticas que atrapalham a captação de recursos como emendas parlamentares, de projetos, programas e editais junto aos governos Federal e Estadual”, detalhou.

“Esta iniciativa tem grande mérito e deve ajudar a impulsionar a cultura de nossa região, que é tão rica”, elogiou Gustavo Belisário, secretário de Cultura de Quatá. “A união de forças vai permitir um incremento e garantir que os agentes culturais da Nova Alta Paulista tenham mais incentivo”, acrescentou Alexandre Delgado, Secretário de Turismo, Esportes e Cultura de Panorama.

Benefícios
Segundo a Carta de Intenção assinada pelos representantes de vários municípios que se reuniram em Tupã, a criação do consórcio vai permitir a formação de uma associação com número de habitantes suficiente para pleitear recursos que são destinados a cidades maiores. “Existem programas que municípios com menos de 100 mil habitantes, por exemplo, não podem integrar. Com a criação do consórcio, as populações das cidades que integram a organização seriam somadas, o que garantiria acesso a estes programas”, explicou Sanches.

O Ciac vai permitir também a adequação dos municípios às normas federais e estaduais para o recebimento do rateio dos fundos nacional e estadual de Cultura. “Além disso, o consórcio vai amplificar a força e abrangência de seus participantes em demandas relacionadas à criação artística”, concluiu Luís Carlos Sanches.

871 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
UFM - 2025

R$ 113,34

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.