.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h - 0800-773-1600

Idioma

Português

Português

English

Español

Français

Deutsch

Italiano

Cultura e Defesa do Folclore - Terça-feira, 17 de Junho de 2025

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Līgo svētki celebra cultura leta com comidas típicas e muita animação

Evento vai ser realizado no distrito de Varpa junto com a Feirart, neste sábado (21) e vai contar com comidas típicas, decoração especial e outras atrações


A Feirart deste sábado (21) reserva atrações especiais. O evento, que acontece em frente ao obelisco, no distrito de Varpa, tem início às 18h, e vai celebrar a Līgo Svētki, que neste ano chega à 4º edição. Entre as atrações, música leta, decoração especial e fogueira.

A Līgo Svētki, é uma das principais festas da Letônia, país de origem dos colonizadores de Varpa. A celebração é dedicada ao solstício de verão, que no hemisfério norte ocorre no mês junho, época em que a noite se torna mais curta. 

“Na Letônia há os dias de Līgo (23 de junho) e Jāņi (24 de junho) ambos feriados, nestas ocasiões acendem-se fogueiras em todos os cantos do país e as pessoas juntam-se para evocar tradições, cujas origens remontam a milhares de anos. Por se tratar de um país frio, normalmente coberto pela neve em grande parte do ano, a chegada do verão é vista com grande entusiasmo, é sinal de esperança e renovação”, descreve o informativo de divulgação do evento.

Para esta celebração, costuma-se colher folhagens e flores para decoração de quintais, fachadas e tecer coroas trançadas com vinte e sete flores e ervas previnem desastres, doenças e repelem os inimigos, estas usadas pelas mulheres, os homens usam coroas trançadas com folhas de carvalho que representam a força física. 

Outro símbolo é a fogueira, que arde desde o pôr do sol até a manhã seguinte. Esta prática reflete a crença de que a luz dos fogos será transmitida para o próximo ano solar. Dita a tradição que as fogueiras devem ser acesas num ponto alto da paisagem, de onde a luz do fogo confere poder e fertilidade aos campos e às pessoas sobre as quais brilha.

351 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
UFM - 2025

R$ 113,34

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.