.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h - 0800-773-1600

Idioma

Português

Português

English

Español

Français

Deutsch

Italiano

Saúde - Terça-feira, 15 de Julho de 2025

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Prefeitura anuncia mutirão para zerar fila de cirurgias ginecológicas

Procedimentos, que são responsabilidade do Estado, vão ser assumidos pelo governo do Município


Prefeitura anuncia mutirão para zerar fila de cirurgias ginecológicas

Em reunião realizada na manhã desta terça-feira (15), a Prefeitura anunciou que vai atuar para zerar a fila de cirurgias ginecológicas. Atualmente, 269 mulheres aguardam procedimento, muitas há vários anos. Procedimentos dessa natureza são responsabilidade do Estado, mas, como a prestação deste tipo de serviço vem apresentando demora muito grande, o governo municipal vai assumir a iniciativa.

“Só quem está há tanto tempo na fila, sabe o tamanho do sofrimento e da frustração”, desabafou Francisca Angélica Barbosa Fernandes, que há mais de três anos espera a convocação para ser submetida a cirurgia de remoção de um pólipo. “É uma fila muito longa e esta ação vai trazer alívio para muitas famílias que estão sofrendo nesse momento”, acrescenta Elisângela Cristina Pacola.

Segundo o cronograma anunciado nesta quinta, serão realizadas 30 cirurgias por mês, até que toda demanda seja esgotada. Os atendimentos serão realizados segundo a gravidade dos casos, mas a previsão da Secretaria de Saúde é de que até dezembro todas as pacientes tenham sido atendidas. 

Para realizar os procedimentos, vão ser mobilizadas várias equipes de especialistas, como anestesistas e cardiologistas, entre outros, que irão cuidar de todo o processo, acompanhando, inclusive, a recuperação das mulheres operadas. “A ideia é cuidar de todas que estão esperando. Acolhimento é a palavra neste momento”, destacou o secretário de Saúde, Freddy Martinelli.

“A Prefeitura vai assumir essa responsabilidade porque a prioridade é cuidar de nossa gente com urgência. Não podemos ficar esperando, por isso estamos tomando essa iniciativa. É uma fila muito longa e não podemos esperar”, reiterou o prefeito Renan Pontelli. “Há pessoas que estão na fila há oito anos e essa situação não pode ter sequência. Toda estrutura da Prefeitura vai estar mobilizada nesse processo. O importante é tirar essas mulheres da fila”, garantiu.

Recurso
O recurso para a realização destes procedimentos vem do governo federal e foi garantindo através de emenda parlamentar. No total, serão destinados R$ 500 mil, com contrapartida da Prefeitura. Todas as cirurgias serão realizadas em Tupã, com participação da Santa Casa, que vai ceder as instalações e equipamentos para que os procedimentos possam acontecer.

740 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
UFM - 2025

R$ 113,34

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.