Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Secretaria de Saúde alerta para aumento de casos em todo o país
Vacina SRC é disponível em todas as unidades de saúde do município
A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, está orientando a população sobre o sarampo, além da importância de estar com a situação vacinal atualizada de acordo com o calendário estadual de vacinação, em especial os profissionais de saúde, educação e turismo. É importante que todos estejam em dia com as vacinas.
Conforme dados divulgados no mês passado, em 2013 o Brasil registrou 201 casos de sarampo. Um número quase 5 vezes maior que aquele notificado no último surto em território nacional no ano de 2011, quando 42 casos foram confirmados e, em 2012, quando apenas 2 casos foram reportados.
Os casos se distribuíram nos seguintes estados: São Paulo (5), Minas Gerais (2), Santa Catarina (1), Distrito Federal (1), Pernambuco (181), Paraíba (9) e Ceará (1).
No Estado de São Paulo, os 5 casos confirmados apresentaram histórico de viagem recente ao exterior, para a Itália e Estados Unidos, sendo 2 deles não vacinados e 3 com vacinação incompleta.
O Estado de São Paulo recebe, diariamente, um grande número de pessoas vindas de todos os países do mundo e regiões do Brasil. As equipes de saúde estão focadas em datas que recebem um grande fluxo de pessoas como Carnaval, que terminou na última semana e Copa do Mundo, que acontece nos meses de Junho e Julho. Considerando a situação epidemiológica internacional e nacional do sarampo, com registro de elevado número de casos de sarampo em estados brasileiros em 2013 e 2014, é grande o risco de exposição ao vírus do sarampo em circulação.
A orientação é que todos que irão viajar procurem as unidades de saúde para verificar a situação vacinal, principalmente os que irão viajar para cidades onde vão acontecer os eventos de massa e tomem a vacina, se necessário antes de viajar ou do início do evento (preferencialmente 15 dias antes). A pasta faz uma recomendação com especial atenção para os viajantes com destino à região Nordeste.
VACINA
A Secretaria Municipal de Saúde explica que a vacina SCR é a medida de prevenção mais segura e eficaz contra o sarampo, protegendo também contra rubéola e caxumba. A vacina SRC é disponível em todas as unidades de saúde. Todos que apresentarem febre e exantema (manchas avermelhadas pelo corpo), devem procurar imediatamente o serviço de saúde.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 113,34
.
.