Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Primeira semana de campanha contra o HPV vacinou 400 adolescentes
Campanha prossegue até o dia 10 de abril. Todas as unidades disponibilizam a dose da vacina
A Secretaria Municipal de Saúde;* através da Vigilância Epidemiológica;* em consonância com a Secretaria Estadual de Saúde e Ministério da Saúde está realizando a campanha nacional de vacinação contra o papilomavírus humano (HPV);* para meninas na faixa etária de 11 a 13 anos de idade. A campanha;* que começou há uma semana em Tupã e em todo o Brasil;* tem como foco prevenir um tipo de câncer muito perigoso para as mulheres: o câncer de colo de útero.
Em Tupã;* durante a primeira semana;* cerca de 400 meninas foram imunizadas tanto nas unidades de saúde como nas escolas;* atingindo 33% da meta e ultrapassando o índice estabelecido pelo Ministério da Saúde;* que era de 30% na primeira semana. Aproximadamente 1.270 meninas devem ser vacinas contra HPV em Tupã até o próximo dia 10 de abril;* quando termina a campanha nacional.
Além das unidades de saúde;* a vacinação ocorre nas escolas. A equipe da Secretaria de Saúde lembra aos pais e responsáveis que a vacina está disponível nas 15 unidades de saúde de Tupã;* caso alguma menina não seja imunizada porque faltou no dia em que a equipe da saúde passou na escola.
O esquema de vacinação será de 3 doses;* com intervalos de 6 meses da 1ª dose para a 2ª dose;* e de 60 meses da 3º dose para 1ª dose. É necessário receber as três doses para ser imunizada.
SOBRE O HPV
O papilomavírus humano (HPV) é um vírus contagioso que pode ser transmitido com uma única exposição;* por meio de contato direto com a pele ou mucosa infectada. Sua principal forma de transmissão pode ocorrer via relação sexual;* mas também há contágio entre mãe e bebê durante a gravidez ou o parto. É a chamada transmissão vertical.
Inicialmente assintomática;* a infecção por HPV pode evoluir para lesões de pele e mucosas;* em alguns casos também ocasiona o surgimento de verrugas genitais. Quando não tratada corretamente;* essas lesões podem evoluir para um quadro de câncer genital;* como o câncer de colo de útero;* cuja doença tem como principais sintomas dores;* corrimento ou sangramento vaginal.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 113,34
.
.