Tupã reduz pela metade fila para cirurgias de catarata
Tupã reduz pela metade fila para cirurgias de catarata
Dia 26;* mais 45 pessoas realizarão a cirurgia;* totalizando mais de 50% de pessoas atendidas
A Prefeitura da Estância Turística de Tupã;* através da Secretaria de Saúde e em parceria como Governo do Estado;* informa que desde o inicio do ano;* vem;* realizando cirurgias de catarata. Desde o inicio do ano até hoje;* foram realizadas 95 cirurgias. No dia 26 de junho;* mais 45 pessoas estarão realizando a cirurgia;* sendo 35 no Hospital São Francisco de Assis e mais 15 na Santa Casa de Misericórdia;* totalizando 140 cirurgias.
A Secretaria de Saúde explicou que a demanda existente é de 135 pessoas;* mas que estes logo estarão realizando a cirurgia;* deixando praticamente zerada a fila de espera. A triagem é realizada na Unidade de Saúde Básica (UBS) na Vila Formosa;* e acontece aos sábados;* com a oftalmologista;* Eliana Midori Ianaguihara.
O secretário de Saúde;* Antônio Brito;* destacou que Tupã já conseguiu reduzir pela metade as cirurgias de cataratas. “Nossa equipe da Saúde tem se empenhado muito para que as pessoas passem por uma cirurgia de catarata o mais rápido possível e isto tem reduzido pela metade a demanda por estas cirurgias”.
No último sábado;* durante visita a unidade de saúde da vila Formosa;* o secretário de saúde e o vice prefeito Thiago Santos encontraram um morador do distrito de Universo que havia sido informado da triagem e da cirurgia quando participou do encontro Governo no Seu Bairro. “No dia anterior este senhor nos disse que aguardava há dois anos para ser atendido e já havia perdido até as esperanças. Pedimos que ele viesse no sábado e quando chegou foi atendido;* passou pela triagem e já marcou a cirurgia”;* informou o secretário.
CAUSAS
Brito disse que a principal causa da doença é o envelhecimento. Embora o problema apareça geralmente em indivíduos com mais de 50 anos;* há casos de crianças que já nascem com a doença (geralmente filhos de mães que tiveram rubéola ou toxoplasmose no primeiro trimestre de gestação). “Entre as causas também pode estar o diabete;* uso sistemático e sem indicação médica de colírios;* especialmente dos que contêm corticóides;* inflamações intra-oculares e traumas como socos ou batidas fortes na região dos olhos”.
Durante a consulta do usuário;* a oftalmologista realizará o exame de catarata. Valendo-se de um exame minucioso;* ela verificará se o cristalino possui alguma lesão ou aparência de véu esbranquiçado nos olhos;* destacou Brito.
O único tratamento para catarata é o cirúrgico. O objetivo da cirurgia;* que é simples;* rápida e feita sob anestesia local;* é substituir o cristalino danificado por uma lente artificial que recuperará a função perdida. Quem apresentar os sintomas da catarata ou mesmo quem irá passar pela cirurgia é indicado que não use colírios;* especialmente os que contêm corticóides;* sem recomendação médica e respeite o prazo determinado pelo médico para aplicação do medicamento;* procurar um oftalmologista imediatamente se notar qualquer inflamação ou sofrer algum trauma na região dos olhos.
Qualquer um dos sintomas a pessoa deverá se dirigir até sua unidade de saúde mais próxima;* visto que a evolução da catarata é lenta;* pode ocorrer primeiro em um dos olhos e a pessoa vai se acostumando com a perda progressiva da visão.