.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h - 0800-773-1600

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Educação - Sexta-feira, 09 de Maio de 2014

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Palestra discutiu abuso sexual infantil com profissionais em educação;* saúde e social

Palestra discutiu abuso sexual infantil com profissionais em educação;* saúde e social


Projeto busca debater e conscientizar sociedade sobre o tema

Foi realizada na última sexta-feira;* dia 9;* no auditório do Centro de Educação Integrada (CEI) uma palestra abordando o tema da prevenção do abuso sexual infantil. O evento contou com a presença de educadores públicos da área de saúde;* conselheiros tutelares;* assistentes sociais e representantes de entidades filantrópicas.

O evento foi realizado no período da manhã e a tarde e coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social. A secretária da pata;* Isaura Gaspar;* abriu o evento falando sobre a necessidade dos profissionais e a população em geral se conscientizarem sobre os problemas envolvendo as crianças e a exploração sexual infantil. “Hoje em dia não só meninas como meninos são vitimas de abusos sexuais e isto tem que ser discutido pela sociedade e é exatamente isto que estamos fazendo. Hoje estamos trazendo os problemas vividos pela sociedade para que nós nos conscientizemos e tomemos providenciais de forma profissional”.

Isaura ressaltou que todos os profissionais presentes devem sentir-se compromissados com a luta ao combate a exploração sexual infantil. “Vocês estarão conhecendo melhor a realidade sobre o tema e trabalhando dentro de cada área;* para que a violência sexual seja combatida”. O curso foi realizado com as psicólogas de grande renome na área de psicologia como Alessandra Rocha Santos Silva;* Cristina Fukumori Watarai e Sheila Maria Prado Soma. Todas são membros do Projeto “Tartanina”.

A história do Projeto “Tartanina” foi concebida em 2005;* quando na ocasião ;* as três autoras atuavam como psicólogas no Programa Sentinela;* que em 2009 passou a ser conhecida como Centro de Referência de Assistência Social (CREAS) no atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência;* inclusive sexual.

Em 2011;* após a publicação do livro intitulado “O segredo da Tartanina”;* a Editora UDF;* especialista em assuntos afetos às famílias;* que manifestou interesse por sua publicação;* viu a necessidade de incluir um material especifico e especializado para ajudar aqueles pais;* professores;* psicólogos e profissionais interessados pelo tema à utilizar o material de forma eficaz e minimamente respaldados para reagir diante de qualquer ocorrência. Surgiu então o “Manual do Adulto”.

O trabalho é desenvolvido em 8 horas de atividades de aprendizagem teórico e pratico divididas em 2 momentos distintos: O fenômeno do abuso sexual infantil com objetivo de informar os participantes sobre a temática em todos os seus aspectos. Os temas abordados são “A violência em suaa múltiplas faces: conceituando;* compreendendo e atuando”. “Prevenção do abuso sexual infantil” e “Rede de serviços na atenção à infância e juventude: Caminhos da integração”.

O segundo tópico é “História que Encanta;* História que ensina”;* com objetivo de apresentar estratégia de utilização do Projeto Tartanina na prevenção do abuso sexual infantil. O projeto também pretender instrumentalizar os participantes a atuarem de forma prática;* abordando as principais dificuldades que podem ser encontradas;* a abordagem prática das crianças;* a atuação diante das suspeitas e a avaliação dos programas.

540 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2024

R$ 2,00

.
UFM - 2025

R$ 113,34

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.