Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Técnico do MEC aprova instalações do CEI para receber o Instituto Federal de Educação
Etapa seguinte é agilizar processo no MEC. Gaspar destacou empenho do deputado federal Arlindo Chinaglia
Esteve em Tupã na última semana;* o diretor geral da área de infraestrutura e expansão do Instituto Federal de Educação;* Silmário B. Santos;* que foi recebido no Centro de Educação Integrado (CEI) localizado na Avenida dos Universitários;* 145;* pelo vice-prefeito;* Thiago Santos;* secretário de Educação;* professor Doutor Marcos Leite;* secretária de Assistência Social;* Isaura Gaspar;* e o presidente da Câmara Municipal;* Antônio Alves de Souza “Ribeirão”. Foram visitadas todas as instalações para que seja implantado o mais rápido possível em Tupã o Instituto Federal de Educação.
Durante a visita;* Silmário Santos conheceu todos os blocos do CEI;* inclusive o complexo aquático e o ginásio poliesportivo. Disse que se toda cidade tivesse um prédio igual ao do CEI seria ótimo. Na oportunidade;* avaliou as instalações do CEI. “A área construída é fantástica. Ela atende;* além das expectativas”. Também confirmou seu parecer técnico favorável para a instalação do Instituto Federal de Educação. “No âmbito técnico esta superado;* precisamos agora trabalhar no âmbito politico”.
O diretor explicou que o Instituto funcionará como unidade avançada;* com a realização de cursos técnicos para 400 alunos e posteriormente como campus com capacidade para atender 1200 alunos. Para isso;* seria necessário abrir concurso para o corpo docente e os funcionários administrativos. “Com a instalação do Instituto em Tupã;* o município e a região ganhará muito com a vinda de jovens estudantes que formarão um capital intelectual que ajudará a cidade a crescer e a se desenvolver. Também trará novos empregos para a cidade;* com a contratação de novos funcionários e corpo docente”.
Sobre cursos que serão instalados em Tupã;* Santos disse que haverá um estudo técnico apontando quais as demandas de Tupã e região. “Estamos contando com a colaboração de entidades tupãenses;* principalmente que atuam no âmbito educacional;* para escolher e oferecer cursos de acordo com a vocação econômica de Tupã e região”. Ainda sobre a oferta de cursos para o Instituto Federal de Educação;* frisou que este estará fortalecendo ou ampliando a oferta de cursos que outras instituições presentes na cidade não oferecem ou existe grande demanda. “Temos aqui em Tupã a UNESP;* o Paula Souza;* e outras instituições de ensino que atendem uma demanda. Agora precisamos fazer um estudo para apontar a necessidade de novos cursos que ainda não existem em Tupã e Região e que tem necessidade de cria-los e também ampliar a oferta de cursos que suprem demandas já existentes”.
Citou como exemplo a cidade de Piracicaba onde existe um Instituto Federal de Educação ao lado de uma unidade do Centro Paula Souza. O vice-prefeito Thiago Santos disse que a vinda do Instituto Federal será anunciada em breve. “Acredito que ainda este ano seja implantado a unidade federal. O deputado federal Arlindo Chinaglia tem se empenhado muito para isso. E isto traz novos investimentos para a cidade e região. Também estamos em contato frequente com o Ministro da Educação;* Paulo Paim;* e Tupã será inserida em um novo aspecto econômico”.
O visitador também explicou que os cursos a serem oferecidos pela futura escola federal serão definidos em audiências públicas;* priorizando a demanda e as necessidades regionais. “As forças atuantes da cidade são consultadas;* dados estatísticos são confrontados para se definir quais os cursos que vão atender ajudar realmente o desenvolvimento da região”.
O representante do MEC encerrou a entrevista dizendo que “sem mistério;* no âmbito técnico a avaliação é positiva. O prédio atende a necessidade;* inclusive para o status de Campus (efetivo). Então;* com certeza a gente vai emitir para o MEC um parecer positivo;* aliás;* muito positivo;* com bastante elogios a estrutura para que as tratativas políticas já sejam melhor embasadas”.
O vereador Ribeirão disse sobre o processo de instalação do Instituto Federal de Educação em Tupã. “Estamos acelerando o processo de instalação do Instituto Federal de Educação no que diz respeito a parte da Prefeitura de Tupã. Agora irá para a Câmara Municipal o projeto que autoriza a doação do prédio do CEI ao governo federal. Nós iremos fazer isto com toda cuidado possível;* sendo se um dia o governo não utilizá-lo voltará a ser novamente do município”.
O prefeito Manoel Gaspar encontrou-se com o deputado Arlindo Chinaglia no sábado em Tupã;* e destacou o aval positivo do diretor do Instituto Federal de Educação para a instalação do Instituto Federal em Tupã. “O Silmário gostou do prédio;* disse que está pronto para receber o Instituto Federal de Educação. Agora iremos buscar a apoio politico para instalação da unidade federal em Tupã. Para isso;* contamos com a ajuda do deputado Arlindo;* que tem um apreço muito grande pela nossa cidade”.
Gaspar também ressaltou o impacto positivo com a instalação da unidade federal em Tupã. “A vinda de novos cursos para Tupã é um compromisso meu e do Thiago;* que juntamente com a Câmara Municipal;* buscamos inserir Tupã em um cenário próspero na área do ensino tecnológico e superior. A vinda da UNESP e do Centro Paula Souza é um exemplo disto. Tudo isto traz melhores condições para o ser humano;* melhora a educação;* a qualidade de vida e o conhecimento dos alunos que irão estudar na unidade federal como da população tupãense”.
O deputado Arlindo Chinaglia;* que esteve em Tupã no sábado para inaugurar a sede do conselho tutelar e entregar um veículo novo;* disse que a cidade é um exemplo de dedicação e busca por esta conquista. “O prefeito está mostrando que a cidade quer o instituto;* fez todo empenho para receber o responsável do MEC;* disponibilizou a estrutura;* mobiliário e tudo que for necessário para atender esta demanda. Vamos nesta semana falar novamente com o Ministro da Educação para que a cidade seja confirmada e contemplada o quanto antes com a instalação do Instituto Federal”;* garantiu o deputado Chinaglia.
Atualmente existe 32 campus do Instituto Federal de Educação no Estado de São Paulo e 6 em andamento. O Instituto oferece cursos tecnológico;* bacharelado;* licenciatura;* pós-graduação e ensino a distância.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 113,34
.
.