Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Secretaria recebeu acervo literário do saudoso professor Thiago Leandro
Parte do acervo irá para a nova escola que terá seu nome e parte ficará no Centro de Educação Integrada
A Secretaria de Educação recebeu um acervo de livros literários e científicos que pertenceu ao saudoso professor Thiago Leandro. O acervo bibliográfico é composto de cerca de mil livros. Após seu falecimento;* seus filhos doaram seu acervo de livros para a Secretaria de Educação;* que colaborará com o desenvolvimento intelectual de milhares pessoas que em breve poderão ter acesso aos livros.
A diretora da Secretaria de Educação;* Agnes Iara Domingos Morais;* disse que todo o acervo será organizado. “São livros de diversas áreas do conhecimento. Nós iremos organizar tudo isso e parte deles será encaminhado para a biblioteca da nova escola que receberá seu nome “Thiago Leandro”;* localizada na Rua Ernesto Coquemala;* e outra parte ficará na Biblioteca Municipal aqui do Centro de Educação Integrada”.
São livros de literatura estrangeira;* teóricos sobre educação;* de aprendizagem;* de filosofia;* de matemática que era seu grande talento;* de história;* de ciência política. Tem também jornais;* outros periódicos e cartilhas de alfabetização.
O secretário de Educação;* Prof. Dr. Marcos Leite;* agradeceu a gentileza dos filhos em doar o acervo particular do professor Thiago e de sua esposa Mafalda que também foi professora na rede estadual. “Esse acervo será de grande utilidade para nossos alunos e para a população tupãense também;* pois conta com livros sobre grandes personalidades tupãenses como do professor Altino Martinez”.
Na oportunidade;* o professor Marcos Leite agradeceu o gesto dos filhos em repassar essa legado cultural para a população tupãense.
Homenagem
O vereador Danilo Aguillar fez uma indicação de sua autoria dando o nome do professor Thiago Leandro a um prédio público do setor de educação. O professor Thiago nasceu no dia 13 de março de 1923;* em Santa Cruz do Rio Pardo;* Estado de São Paulo. Com 13 anos de idade teve a oportunidade de iniciar sua educação escolar;* trabalhou como lanterninha de cinema;* engraxate e ajudante de farmácia para auxiliar no sustento de sua família.
Estudou no colegial na cidade de Botucatu onde conheceu o Prof. Cid Guelli;* que lecionava matemática. Esse professor teve grande influência em sua vida;* pois o apresentou à matemática;* auxiliou-o também em seu sustento;* indicando alunos como uma primeira aproximação com a profissão de professor.
Como professor;* lecionou em um colégio de freira na cidade de Bernardino de Campos;* onde conheceu sua mulher Mafalda Sanches da Silva Leandro;* com quem viveu matrimonialmente mais de 55 anos.
Em 1970;* juntamente com o grupo ITEC (Instituto Tamoios de Ensino e Cultura);* criou a Faculdade de Filosofia;* Ciências e Letras de Tupã (Decreto n° 71.758 de 25/01/73). Nessa época;* também concluiu o curso superior de Licenciatura em Matemática na Faculdade de Filosofia de Guaxupé (MG). Em seguida;* concluiu na própria Faculdade de Filosofia de Tupã o curso de Licenciatura Plena em Pedagogia e em Ciências.
A vontade de aprender do professor Thiago era tamanha que mesmo na idade madura após os 40 anos;* não parou de estudar. Com a exigência de cursos além da graduação para lecionar na Faculdade de Filosofia de Tupã;* ele fez mestrado na PUC (Pontifícia Universidade Católica) em São Paulo com a orientação do Prof. Dr. Benedito Castrucci com tema “Tópicos de Geometria sob uma Nova Visão”.
Professor Thiago sempre achou que a educação deveria ser gratuita em toda sua plenitude. Ele demonstrava isso através de suas criações como por exemplo;* o CEMIV (Centro de Estudo de Matemática do Instituto de Educação Índia Vanuíre). Publicou livros custeados do próprio bolso;* pois no Brasil existe uma dificuldade imensa em publicar livros educativos;* principalmente na área da ciência.
Professor Thiago era filho de Antônio Leandro (in memoriam) e de Maria Augusta Leandro (in memoriam). “Como forma de homenagear este ilustre educador por todo o trabalho realizado no município de Tupã;* solicitamos ao Poder Executivo Municipal que denomine um prédio público do setor da Educação;* com o seu nome”;* destacou o vereador.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 113,34
.
.