Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Solar receberá;* em agosto;* números expressivos de estudantes
O Solar Luis de Souza Leão iniciou o mês de agosto com uma nova programação para os interessados em fazer visitas. Além das visitas monitoradas feitas por grupos;* há possibilidade de ter o mesmo tratamento em visitação individual.
As fotos de Almerinda Ramos de Souza Leão;* primeira esposa;* e dos três filhos do casal;* Luís de Souza Leão Filho;* Leopoldo de Souza Leão e Guilherme de Souza Leão passaram a fazer parte do acervo do Solar desde o final do mês passado;* julho;* aumentando o interesse dos visitantes para conhecer um pouco mais sobre a história da família Souza Leão. “Fiquei curiosa para ver as fotos da família do fundador de Tupã;* a história dessa família;* sempre;* cheia de mistérios me empolgou para vir e saber um pouco mais”;* comentou Gabriela Modesto;* aluna do 3º B ano da escola Índia Vanuíre.
Ainda em vida Luis de Souza Leão manifestou o interesse de manter sua casa como um templo para guardar a memória de sua própria história.
Tupã começou a ter seu núcleo;* inicial;* de formação em 1929;* elevado a município em 1938. Em 1933;* Souza Leão mandou construir sua residência oficial;* posteriormente;* em 1964;* doada para a prefeitura;* tornando um ponto referencial para firmar a identidade do cidadão tupãense. “O Solar não é apenas um museu;* ou um lugar onde se pode entender um pouco mais a vida do fundador. É um lugar para se ter orgulho;* pois preservamos nossa história;* gerando assim a maturidade na identidade local”;* comenta Luis da Silva;* funcionário do Solar.
As visitações no mês de julho;* mês típico das férias escolares;* porém atípico;* pois foi o mês em que o Brasil sediou a Copa do Mundo;* as visitações foram marcadas pela presença de pessoas de outros lugares do país e do mundo.
Foram quase 400 visitações;* baixas para o período;* porém compreensível devido às atividades que aconteciam no país. Foram registrados visitantes dos mais diversos lugares como: Suécia;* Estados Unidos;* Canadá;* Panamá;* além de participantes dos Estados do Paraná;* Mato Groso do Sul;* Santa Catarina;* Minas Gerais;* Rio de Janeiro;* Goiás e Tocantins.
“Somos do norte do Estado do Paraná;* atuo como professora de história e vir a um lugar que guarda a memória do fundador é voltar ao tempo;* é pisar na história”;* comenta Geise Mary Della Coleta;* moradora da cidade de Londrina/Pr.
De acordo com a Secretaria da Cultura;* o interesse em visitar o Solar;* após a repercussão das fotos da família Souza Leão;* tem sido grande. Uma vez que;* somente;* no primeiro dia do mês de agosto foram registradas 164 visitações;* esse número registrado até às 14h. O número expressivo deve-se a presença dos alunos do Índia Vanuíre e outros da escola João Antonio Rodrigues;* da cidade de Iepê;* ambas da rede pública de ensino;* para uma visitação especial no local.
“Vir a Tupã e conhecer o Solar e a aldeia em Arco-Íris é um excelente passeio para nós. Funciona como um complemento pedagógico. Nossas vindas a esses lugares é certa. Todo ano fazemos esse passeio pedagógico e tem surtido grandes resultados”;* comenta Cleusa Lázaro;* coordenadora do ensino fundamental da escola João Antonio Rodrigues. “Aqui é tudo maravilhoso;* nossos alunos estão encantados”;* completa.
O Solar Luis de Souza Leão fica no centro da cidade de Tupã situado a rua Caingangs;* 600;* fone: (14) 34915896.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 113,34
.
.