Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Educação de Jovens e Adultos traz a oportunidade do cidadão melhorar de vida
Aulas acontecem em diversas escolas e ao final do curso há entrega de diploma
Há algum tempo muitas pessoas encerravam seus estudos após concluírem o que chamamos hoje de Ensino Fundamental. Na época;* um dos fatores da interrupção dos estudos era que o cidadão tinha de trabalhar para pagar o seu sustento;* ou da família. Principalmente aqueles que moravam no campo;* tinham de ajudar os pais na roça;* o que interferia muito na continuação dos estudos. Há décadas;* as mulheres também interrompiam seus estudos antes mesmo da adolescência;* pois tinham de fazer as tarefas de casa;* como cuidar dos filhos e da própria casa. Esse era o cenário social de grande parte das famílias brasileiras e que não tiveram a oportunidade de continuar seus estudos até chegar ao ensino superior.
Não é difícil constatar este fenômeno. Basta conversar com pessoas mais antigas e perguntar até que ano elas estudaram e por que pararam de estudar. Hoje este cenário mudou. Com o advento da tecnologia no trabalho remunerado tanto no campo quanto na zona urbana;* os cidadãos estão em busca de novos conhecimentos;* visando conseguir um emprego ou manter sua empregabilidade. Pesquisas mostram que a cada ano a mais de estudo;* mais chances a pessoa tem de conquistar uma vaga no mercado de trabalho. Isso acontece não só nas grandes cidades;* mas também nas pequenas;* pois;* a demanda de novas vagas no mercado de trabalho exige conhecimento tecnológico ou superior na área.
Sabendo disso;* as pessoas que ainda não concluíram o Ensino Fundamental;* devem se matricular na educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino. As matrículas deverão ser realizadas na EMEF Prof. João Geraldo Iori;* na EMEIEF Gov. Mário Covas;* na escola municipal Gino Bolognesi no Distrito de Parnaso e na escola municipal Altino Martinez no Distrito de Universo. O cidadão que se inscrever estudará para completar o Ensino Fundamental;* ou seja;* até o 5º ano. Ao final do curso receberá diploma de conclusão do Ensino Fundamental. Depois ela poderá continuar seus estudos na escola estadual;* onde estudará até a conclusão do Ensino Médio.
O secretário de Educação;* Marcos Leite;* disse que a EJA é uma oportunidade para o cidadão recuperar seus estudos. “A Secretaria de Educação tem a felicidade de poder oferecer este curso que é sensacional e um avanço na vida social da pessoa;* assim como também um desenvolvimento intelectual necessário e um progresso para a cidade que passa a ter mais pessoas alfabetizadas e cheias de vontade de crescer sempre”. Atualmente a EJA conta com 60 alunos matriculados e 22 ouvintes que assistem;* três vezes por semana;* a aulas de Português;* Matemática;* Geografia;* História e Ciências. As aulas acontecem nas unidades educacionais citadas no parágrafo anterior.
A diretora de Núcleo Educacional;* Marta do Amaral Costa;* disse que as aulas são realizadas por professores efetivos da rede municipal. “São professores efetivos na rede municipal e que dão toda a atenção possível para que as aulas sejam eficientes e dinâmicas. Há participantes de todas as idades e para quem quer aprender não tem idade. Isso melhora a auto-estima;* o comportamento e eles se sentem mais confiantes para sair de casa e ler desde uma simples sinalização de trânsito como até se matricular para participar de cursos profissionalizantes”. Marta concluiu que a EJA também possui um núcleo na Casa dos Velhos.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 113,34
.
.