Meio Ambiente - Quarta-feira, 10 de Setembro de 2014

Tupãenses participam de reunião da AMNAP

O vereador Luís Carlos Sanches;* o secretário Municipal de Cultura;* Charles dos Passos;* e a diretora de Cultura;* Clarice Aparecida da Silva;* participaram de uma reunião da AMNAP (Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista);* realizada na cidade de Tupi Paulista.

Com o objetivo de fortalecer e ampliar as ações artísticas e culturais na região da Alta Paulista;* o vereador iniciou uma série de reuniões com representantes do poder público da região para discussão sobre o CIAC (Consórcio Intermunicipal de Arte e Cultura).

Na ocasião;* o vereador discursou para os presentes sobre a criação do CIAC. Falou sobre a importância de sua criação;* e que o consórcio vem para agregar mais valores aos serviços que podem ser executados em conjunto;* com muito mais facilidade;* eficácia e logística.

O CIAC será uma entidade pública que unirá prefeituras paulistas para;* com a força dessa união;* pleitear recursos por meio de emendas;* projetos;* programas;* convênios;* editais e acordos diretos com as esferas governamentais e instituições culturais;* de forma a suplantar questões burocráticas que atrasam o desenvolvimento cultural dos municípios. “Sendo implantado o CIAC;* será o segundo consórcio público específico na área cultural do país”;* destacou o vereador.

Com o objetivo de superar questões burocráticas que atravancam a captação de emendas parlamentares de programas e editais junto às secretarias dos governos estaduais e federais;* o CIAC também visa orientar e potencializar os gestores culturais para a criação e desenvolvimento de projetos;* programas e eventos culturais;* de acordo com a aptidão cultural de cada município;* além de ajudar a dar condições para a promoção de consultorias e assessorias para a gestão de projetos e programas de incentivo à leitura;* música;* dança;* artes plásticas;* teatro;* artes visuais;* circo e cultura popular. “Esse consórcio capacitará não só artistas e suas artes;* como também gestores culturais;* oferecendo oficinas e debates;* workshops;* além de promover feiras;* encontros e festivais”;* destacou o secretário Charles dos Passos.

Encerrando sua explicação;* o vereador Luís Carlos disse que o CIAC tem força amplificada na sua abrangência;* pela junção de municípios e a soma de seus habitantes. Com suas demandas culturais;* ele surge como força importante não somente para atrair recursos e investimentos;* como para trabalhar na informação e formação de dirigentes municipais de cultura;* gestores e produtores culturais;* assim como artistas e fazedores de cultura em sinergia com a evolução dos mecanismos de fomento e o protagonismo da sociedade civil que avança terrenos importantes do saber e fazer cultural. “O consórcio não é a terceirização da cultura;* pois;* além de ser uma entidade pública;* é uma força conjunta de municípios que se somam às gestões locais de forma a manterem seus projetos e ações normalmente”;* finalizou o parlamentar.