.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h - 0800-773-1600

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Educação - Segunda-feira, 06 de Outubro de 2014

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Alunos da rede pública disputam fase estadual da Olimpíada de Língua Portuguesa

Alunos da rede pública disputam fase estadual da Olimpíada de Língua Portuguesa


Alunos da rede pública disputam fase estadual da Olimpíada de Língua Portuguesa

Elas concorrem nas categorias Poema, Memórias Literárias, Crônica e artigo de Opinião

Alunos da rede municipal e estadual de ensino estão participando atualmente da fase estadual da Olimpíada da Língua Portuguesa, realizada de 15 de setembro a 10 de outubro de 2014. A etapa escolar já foi realizada por meio de oficinas nas escolas, seleção dos textos e encaminhamento à Comissão Julgadora Municipal. A seleção constou de um texto de cada categoria por Escola Participante.

A Comissão Julgadora Municipal teve por objetivo avaliar e selecionar os textos recebidos das Comissões Julgadoras escolares das escolas da rede de ensino municipal e estadual. Está concorrendo na etapa estadual, na categoria Poema, a aluna Tália Isganzella da EMEF João Geraldo Iori, com o texto “Cidadezinha Gloriosa”. A Professora é Marcimilinana Aparecida Moura.

Na categoria Memórias Literárias, o texto selecionado foi “Sonhos Interrompidos” do aluno Lucas Copelli Borges, da EE João Brediks, cujo professor é Wilson Ademir Castelo. Na categoria Crônica, o texto selecionado foi “Educação no país do futebol”, do aluno Leonardo Felipe Rudolf Nascimento, da EE Irene Resina Migliorucci. O professor é Fernando Fonseca. Já no artigo de opinião, “A evolução do Distrito” foi o texto selecionado, da aluna Glauciely Nitcheporenco Guandaline, da EE Joaquim Abarca, com o texto “A evolução do Distrito”. A professora é Adriana Carrion de Oliveira.

A Equipe da Secretaria da Educação parabeniza todos os alunos, professores e equipes gestoras envolvidas nesse processo.

As Comissões julgadoras Estaduais serão presididas por um especialista em Língua Portuguesa de uma universidade pública e compostas por representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED); representantes da comunidade que, preferencialmente, que sejam reconhecidos pelo domínio da Língua Portuguesa (como, por exemplo, repentista, contador de histórias, jornalista, escritor, poeta) e por professores de LÍNGUA Portuguesa não inscritos na Olimpíada. A Comissão Julgadora Estadual será composta por, no mínimo, 5 integrantes.

Se classificarem nesta etapa estadual, os alunos, das referidas escolas, terão ainda a etapa regional, onde concorrerão as cinco regiões do país, e nacional.

Na etapa estadual, os professores inscritos e os respectivos alunos autores dos 500 textos semifinalistas selecionados receberão medalha e cupom de retirada de livros na livraria montada no local do encontro regional. Na etapa regional, os professores inscritos e os respectivos alunos autores dos 152 textos selecionados, bem como suas escolas, serão premiados. Alunos e professores receberão medalha e tablet e a escola receberá uma placa de homenagem.

Na etapa nacional, os professores e os respectivos autores dos 20 textos selecionados bem como suas escolas também serão premiados. Professores e alunos receberão medalha, notebook e impressora e a escola receberá 10 microcomputadores, uma impressora, um projetor multimídia, um telão para projeção e livros.

Segundo o Secretário da Educação, Prof. Dr. Marcos Leite, a Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro” é o resultado da parceria entre Ministério da Educação e Fundação Itaú Social, sob coordenação do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária. A OLP foi instituída em 2008, fundamentada com base na metodologia, nas estratégias de atuação e na experiência das três edições do Programa “Escrevendo o Futuro”.

Nesta quarta edição da Olímpiada de Língua Portuguesa, todo o processo de inscrição e adesão, digitação dos textos selecionados na Etapa Escolar e avaliação nas demais etapas estão sendo realizados por meio da internet, conforme orientações do regulamento. Valorizando a interação das crianças e jovens com seu meio, a Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro” adotou o tema “O lugar onde vivo”.


336 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2024

R$ 2,00

.
UFM - 2025

R$ 113,34

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.