.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h - 0800-773-1600

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Obras e Planejamento - Sexta-feira, 31 de Outubro de 2014

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Semana de Educação apresenta diferencial ao criar comissão científica

Semana de Educação apresenta diferencial ao criar comissão científica


Evento deixa de ser apenas ciclo de palestras para se tornar referencial em produção científica;* oferecendo aos participantes debates críticos e publicação das obras

A Semana de Educação de Tupã apresentou neste ano de 2014;* um dos maiores;* senão o maior salto de qualidade de suas treze edições realizadas. Ao criar uma comissão científica;* definir eixos temáticos e receber trabalhos para apresentações nos eixos de comunicação e posterior publicação em anais;* o evento local alcança um patamar que poucas instituições na região apresentam.

Segundo a professora Dra.Luciana Leal;* incentivadora e organizadora deste evento científico;* as publicações servirão como importante fonte de informações para a comunidade educacional;* indicando o estado do conhecimento e as novas tendências e oportunidades no campo da área de formação de professores. Luciana diz ainda que os textos completos das comunicações e os trabalhos aprovados pela Comissão Científica do evento forma publicados no CD dos Anais;* da XIII Semana da Educação de Tupã;* com a temática: Formação continuada de professores: a relação teoria e prática e a literatura em debate. Após o evento;* os anais ficarão disponíveis no site da Semana da Educação.

A Comissão Científica deste evento tem a presença de professores mestres e doutores;* contando com Prof. Dr. Marcos Leite da Silva;* Prof. Drª. Luciana Ferreira Leal;* Profª. Ms. Agnes Iara Domingos Moraes;* Prof. Ms. Fernando Rodrigues de Oliveira;* Prof. Ms. Valdir Pedro Berti. “Reunimos uma equipe qualificada;* engajada e preparada para avaliar os trabalhos e definir quais teriam condições de publicações;* quais os eixos temáticos e como coordenar e realizar as comunicações”;* disse a professora Luciana Leal.

Para recebimento e apresentação dos trabalhos foram definidos 12 eixos temáticos;* que de forma abrangente;* englobaram várias áreas de pesquisa. Os eixos temáticos definidos foram: Literatura e outras linguagens;* Pesquisa didática e bolsa alfabetização;* Práticas pedagógicas do trabalho docente;* Educação Inclusiva;* Educação de jovens e adultos;* História e filosofia da Educação;* Educação;* arte e movimento;* Alfabetização e letramento;* Educação ambiental;* Políticas educacionais;* gestão de sistemas e organizações;* trabalho e movimentos sociais;* Processos educativos e desenvolvimento humano;*Tecnologia e educação.

As sessões de comunicação foram realizadas na quarta e quinta feiras;* no período da tarde;* das 14 às 17h3;* nas salas de aula da FACCAT;* parceira da prefeitura na realização da Semana de Comunicação. O Eixo 1 – Literatura e outras linguagens foi coordenados pelos professores pesquisadores Profª. Drª Luciana Ferreira Leal e Prof. Dr. Thiago Alves Valente;* do Paraná; o Eixo 2 - Pesquisa didática e bolsa alfabetização ficou a cargo dos coordenadores: Prof. Doutorando Fernando Rodrigues de Oliveira e Prof. Mestrando José Rogério da Silva; o Eixo 3 – Práticas pedagógicas do trabalho docente foi coordenado pela Profª. Especialista Alessandra Loureiro da Silva e Prof. Mestre Valdir Pedro Berti; o Eixo 4 – Educação Inclusiva e Eixo 12 - Tecnologia e educação foi coordenado pela Profª. Doutoranda Agnes Iara Domingos Moraes e Prof. Doutorando: Cláudio Rodrigues da Silva;* de Marília; o Eixo 6 – História e filosofia da Educação e Eixo 10 Políticas educacionais;* gestão de sistemas e organizações;* trabalho e movimentos sociais ficaram sob a coordenação da Profª. Doutoranda Agnes Iara Domingos Moraes e Prof. Dr. Marcos Leite da Silva

ISBN

Outro grande diferencial deste evento de comunicações foi a implantação do sistema digital de identificação dos anais de comunicação. O evento de Tupã tem registro ISBN: 978-85-68438-01-5. Segundo a comissão científica;* o ISBN;* “International Standard Book Number” - é um sistema internacional padronizado que identifica numericamente os livros segundo o título;* o autor;* o país;* a editora;* individualizando-os inclusive por edição. Utilizado também para identificar software;* seu sistema numérico é convertido em código de barras;* o que elimina barreiras lingúísticas e facilita a circulação e comercialização das obras.

Criado em 1967 por editores ingleses;* o sistema passou a ser amplamente empregado;* tanto pelos comerciantes de livros quanto pelas bibliotecas;* até ser oficializado;* em 1972;* como norma internacional pela International Organization for Standartization - ISO 2108 - 1972. O sistema ISBN é controlado pela Agência Internacional do ISBN;* que orienta;* coordena e delega poderes às agências nacionais designadas em cada país. Desde 1978;* a Fundação Biblioteca Nacional representa a Agência Brasileira;* com a função de atribuir o número de identificação aos livros editados no país.

Uma vez fixada a identificação;* ela só se aplica àquela obra e edição;* não se repetindo jamais em outra. A versatilidade deste sistema de registro facilita a interconexão de arquivos e a recuperação e transmissão de dados em sistemas automatizados;* razão pela qual é adotado internacionalmente. O ISBN simplifica a busca e a atualização bibliográfica;* concorrendo para a integração cultural entre os povos.

396 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2024

R$ 2,00

.
UFM - 2025

R$ 113,34

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.