Começam as aulas de pós graduação para 120 professores da rede municipal
Começam as aulas de pós graduação para 120 professores da rede municipal
Gaspar confirma a educadores que “investimento na formação do professor é prioritário”
Desde o início da atual administração;* a Prefeitura de Tupã;* por meio da Secretaria de Educação;* vem desenvolvendo uma série de programas e projetos voltados à melhoria da qualificação dos educadores;* gestores municipais e;* por consequência;* do atendimento que é prestado às mais de três mil crianças e adolescentes que diariamente são atendidas pela estrutura educacional. O resultado deste trabalho se deve ao planejamento e execução de uma série de ações com foco na melhoria das condições de trabalho e no compromisso da administração com a educação das crianças.
Parte deste trabalho pôde ser conferido neste sábado;* com o início das aulas de pós graduação em alfabetização;* que serão ministradas a 120 professores da rede municipal de educação. Durante os próximos dezoito meses;* através de uma parceria com a instituição Unisalesianos;* os professores da rede municipal serão qualificados;* com o custo dos investimentos custeados pela município.
O prefeito Manoel Gaspar esteve presente ao primeiro dia de aula e falou aos professores sobre os investimentos que estão sendo feitos na qualificação dos educadores. “Estamos buscando investimentos não apenas na estrutura de prédios;* mas na formação pedagógica dos nossos professores;* para que o resultado destes investimentos apareça no dia a dia;* na sala de aula;* no conteúdo que é passado aos nossos alunos”;* disse aos professores o prefeito.
O secretário de educação;* professor doutor Marcos Leite pediu aos professores empenho e dedicação e que todos se esforcem para superar os desafios que aparecerão durante a realização do curso. “Sei que vocês professores e professoras têm compromissos com suas famílias e no dia a dia;* mas só consegue crescer na profissão quem faz algo mais;* quem se compromete com o investimento na carreira e sei que todos vocês terão disposição para superar estes momentos e concluir esta formação”;* disse Leite.
Para o início das atividades estiveram em Tupã o professor Vagner Luís Andreassa;* coordenador do convênio firmado entre a prefeitura de Tupã;* através da secretaria de educação e a Unisalesianos e o professor Marcos Ardengue;* que é coordenador dos cursos de pós graduação da mesma instituição. A supervisão do curso de pós graduação em alfabetização para os professores de Tupã ficará com a professora doutora Luciana Leal;* diretora do departamento pedagógico da secretaria municipal de educação.
Na justificativa de implantação do curso;* a professora Luciana disse que;* “...a condição socioeconômica não pode mais ser encarada pela escola pública municipal como um obstáculo intransponível que;* assim;* perversamente;* reproduz a desigualdade. Quando o aluno domina o sistema de escrita;* mas se prolonga por toda a vida;* com a crescente possibilidade de participação nas práticas que envolvem a língua escrita e que se traduz na sua competência de ler e produzir textos dos mais variados gêneros. Quanto mais acesso à cultura escrita;* mais possibilidades de construção de conhecimentos sobre a língua. Nesse sentido;* o curso justifica-se pelos dados apresentados no SARESP;* uma vez que tencionamos e objetivamos a melhora dos índices das avaliações externas. Precisamos oferecer cursos de formação continuada;* de forma acadêmica;* para que nossos professores;* cada vez mais;* possam possibilitar a construção eficaz de aprendizagem dos nossos alunos...”.
INVESTIMENTOS
Durante a aula inaugural;* o prefeito Manoel Gaspar também falou aos professores sobre a série de investimentos que vem sendo feitas na formação dos educadores municipais. “Em apenas seis meses nós já implantamos uma série de melhorias e benefícios que interferem diretamente na formação dos professores e na qualidade das educação que nós oferecemos as nossas crianças. Eu sempre falo do exemplo das creches;* que passaram a funcionar até às 7 horas da noite e durante o ano todo;* que sempre foi uma solicitação da população e que agora nós tivemos a vontade e a determinação de colocar em prática”;* disse Gaspar.
Principais ações implementadas nesta atual gestão: pós-graduação em alfabetização;* programa bolsa alfabetização;* curso de extensão em libras;* projeto “literatura e a formação do leitor”;* assessoria psicopedagógica;* centros municipais de educação infantil – creches funcionando durante o ano todo e das 7 da manhã até as 7 horas da noite;* melhorias no projeto escola de segundo turno;* curso de inglês para alunos do primeiro ao quinto ano.
Algumas ações desenvolvidas pela secretaria municipal de educação em parceria com as demais secretarias são a implantação de horta vertical nas creches municipais;* em parceria com o Meio Ambiente; Eco Lud;* projeto de educação ambiental;* desenvolvido durante o ano letivo.