Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Secretaria desenvolve ações voltadas à prevenção das principais doenças que atingem os homens
"
Terminado o “Outubro Rosa”;* mês dedicado a intensificação das ações e dos exames de prevenção sobre as doenças que mais atingem as mulheres;* como o câncer de mama e o câncer de colo de útero;* os cuidados com a saúde preventiva da população se voltam para os homens;* no chamado “Novembro Azul”. Mais recente no calendário de ações do Ministério da Saúde;* o “Novembro Azul” pretende informar e aumentar a participação dos homens na realização de exames preventivos;* principalmente o exame de detecção do câncer de próstata;* que anualmente causa milhares de mortes em todo país.
A próstata é uma glândula do aparelho reprodutor masculino;* que pesa cerca de 20 gramas;* de forma e tamanho semelhantes a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função;* juntamente com as vesículas seminais;* é produzir o esperma. A doença pode demorar a se manifestar;* exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal. Ela acontece quando as células deste órgão começam a se multiplicar de forma desordenada. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca);* o câncer de próstata é o sexto tipo mais comum de câncer no Brasil.
Buscando incentivar a detecção precoce da doença;* que evitaria tantas mortes ou tratamentos agressivos;* a Secretaria da Saúde de Tupã realiza ações programáticas e estratégicas;* seguindo a política nacional integral à saúde do homem;* tendo como principais objetivos;* promover ações que contribuam significativamente para a realidade masculina nas suas diversas necessidades.
Em Tupã as ações são diárias e constantes;* pois muitos problemas relacionados à saúde do homem podem ser evitados caso estes homens realizem com regularidade;* medidas de prevenção e promoção oferecidas pelas equipes de saúde. Medidas que vão desde exames de sangue e consultas médicas;* passando por exames preventivos mais intensos;* como o de detecção do câncer de próstata.
Segundo a secretária;* Rosangela Urel;* ações são desenvolvidas não apenas em novembro;* mas diariamente como parte da rotina nos atendimentos das equipes e unidades de saúde que percorrem os bairros da cidade;* abordando as famílias tupãenses. A secretária enfatiza que “tratamentos crônicos ou de longa duração tem;* em geral;* menor adesão;* visto que os esquemas terapêuticos exigem um grande empenho do paciente que;* em algumas circunstancias;* necessita modificar seus hábitos de vida para cumprir seu tratamento”;* o que segundo a secretária;* muitas vezes não acontece.
Para reverter este quadro;* a secretaria da saúde está intensificando as ações voltadas a saúde do homem diariamente;* nas unidades e ambulatórios;* buscando implementar estas ações de forma integrada ás demais políticas existentes;* priorizando a atenção primária como porta de entrada de um sistema de saúde universal;* integral e equânime. “A política integral de atenção à saúde do homem;* tem como princípio a humanização e a qualidade;* que implicam na promoção;* reconhecimento e respeito á ética e aos direitos do homem;* obedecendo ás suas características sócio culturais”;* disse.
Rosangela confirma que as ações voltadas para o atendimento a saúde do homem tem objetivo da captação precoce da população masculina nas atividades de prevenção relativas ás doenças cardiovasculares e cânceres;* entre outros problemas agravantes e recorrentes. As unidades de saúde e ambulatórios possuem atividades que trabalham a saúde do homem na sua integralidade;* desenvolvendo atendimentos e estimulando estas ações em diversas áreas;* como a oferta da contracepção cirúrgica voluntária masculina;* ou seja;* cirurgias de vasectomia;* seguindo sempre os termos da legislação especifica. “Promovemos na população masculina;* juntamente com o ambulatório de Dst/AIDS;* a prevenção e o controle das doenças sexualmente transmissíveis e da infecção por HIV. Temos ainda grupos de atendimento especifico com profissionais capacitados de combate ao Tabagismo.
Outras parcerias são com o Ambulatório Médico de Especialidades;* AME;* na divulgação e orientação dos pacientes ao programa de atendimento do câncer de próstata;* denominado;* “FILHO QUE AMA;* LEVA O PAI NO AME”. Também existe a oferta de consultas clinicas nas unidades de saúde e encaminhamento aos serviços especializados de atenção secundaria e terciaria para os casos merecedores destes cuidados; trabalhos educativos através de informações e palestras;* buscando através da comunicação;* o auto cuidado com a própria saúde; oferta de vacinas nas unidades de saúde conforme calendário básico vacinal do Ministério da Saúde; atendimento ao hipertensos e diabéticos;* seguindo o protocolo do Ministério da Saúde;* voltando as ações para a realidade do município e necessidades de cada pessoa.
Com isso;* segundo Rosangela;* a secretaria da saúde do município de Tupã vem cumprindo com o sua função;* de oferecer e implementar a “Política da Saúde do Homem”;* visando estimular o auto cuidado e sobretudo;* o reconhecimento de que a saúde é um direito social básico e de cidadania de todos os homens brasileiros durante todo o ano.
PREVENÇÃO
O câncer de próstata é o câncer mais frequente no sexo masculino;* ficando atrás apenas do câncer de pele. Estatísticas apontam que a cada seis homens;* um é portador da doença. A estimativa é de que;* em 2014;* 69 mil novos casos sejam diagnosticados;* ou seja;* a descoberta de um caso a cada 7;*6 minutos. O Novembro Azul é uma iniciativa que já faz parte do calendário nacional das campanhas de prevenção no Brasil. O objetivo é combater a doença e;* principalmente;* motivar a população masculina a fazer exames preventivos.
O calendário de atividades do Novembro Azul 2014 conta com diversas ações em todos os estados brasileiros;* que contemplam a iluminação de pontos turísticos e monumentos;* palestras informativas para leigos;* ações em estádios;* intervenções em eventos populares e pedágios em locais de grande circulação;* além de um fórum no Congresso Nacional e no Senado Federal.
Segundo especialistas;* depois do aparecimento dos sintomas;* mais de 95% dos casos de câncer de próstata já se encontram em fase avançada. Por isso;* é importante o exame regular através do toque retal e do PSA periodicamente. Homens a partir de 50 anos devem procurar o urologista para discutir a prática e a realização da avaliação.
Aqueles com maior risco da doença (história familiar;* raça negra) devem procurar o urologista a partir dos 45 anos. Os exames consistem na dosagem sérica do PSA e no exame digital retal;* com periodicidade anual. Esta prática está relacionada à diminuição de cerca de 21% na mortalidade pela doença em estudos de grande porte e longo seguimento.
"
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 113,34
.
.