Meio Ambiente - Segunda-feira, 15 de Dezembro de 2014

Secretaria fez balanço cultural do ano

Na manhã da última terça-feira;* 9;* o secretário Municipal de Cultura;* Charles dos Passos;* fez um balanço das atividades e ações realizadas e apoiadas pela Prefeitura de Tupã;* através da Secretria Municipal de Cultura;* neste ano de 2014.

O objetivo foi apresentar as ações e atividades artísticas realizadas durante o ano;* a fim de garantir;* cada vez mais;* a democratização do acesso à cultura e aos recursos públicos.
Dentre as várias ações realizadas;* o secretário destacou o projeto “Quinta com Arte”;* que foi um dos primeiros projetos culturais que;* implantado pela Secretaria de Cultura;* proporcionou a criação de outros novos projetos.

Em outra perspectiva;* foi ampliada e fortalecida a participação da sociedade civil nas políticas culturais em estudo na secretaria. Isso por meio da atuação junto ao Conselho Municipal de Políticas Culturais;* bem como incentivando a participação nas comissões para realização de projetos como a criação do Tupã Mais Cultura;* que dá assessoria técnica aos artistas e produtores culturais da cidade.

O secretário Charles dos Passos destacou também a realização do Prêmio Na-cional de Artes da Estância Turística de Tupã;* através da implantação dos vários festivais já realizados e os que ainda serão.
Também mapeou as atividades e projetos que receberam o apoio da Prefeitura de Tupã;* através da Secretaria de Cultura. Foram totalizados quase 40 apoios culturais e 250 ações;* programas e projetos desenvolvidos durante o ano pela Secretaria Municipal de Cultura.
Para 2015 estão mantidos os investimentos nos programas de fomento e incentivo às artes;* como a continuidade dos projetos culturais “Quinta com Arte”;* FeirArt e Universo Cultural; projetos de formação e capacitação; ações de incentivo e difusão das artes; e a realização do Prêmio Na-cional de Artes da Estância Turística de Tupã;* com a continuidade dos festivais lançados neste ano e a possibilidade de realização de quatro novos festivais;* com a manutenção e ampliação dos editais já ofertados pela secretaria.