.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h - 0800-773-1600

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Educação - Terça-feira, 13 de Janeiro de 2015

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Zoonozes divulga balanço de atividades em 2014 com atenção para os casos de leishimaniose

Zoonozes divulga balanço de atividades em 2014 com atenção para os casos de leishimaniose


A Secretaria Municipal de Saúde;* através do Centro de Controle de Zoonoses;* mantém durante todo o ano ações de divulgação e prevenção contra doenças que ainda oferecem risco para a saúde pública;* como;* por exemplo;* a leishmaniose. Na manhã da última sexta-feira;* o CCZ;* através da diretora de Departamento de Atenção à Saúde;* Simone Lima Veronez Bauer;* divulgou as principais ações realizadas no ano passado;* por meio de um balanço geral.

Segundo o relatório;* desde o inicio do ano de 2014 as ações desencadeadas pelo Centro de Controle de Zoonoses foram: coleta de sangue em diversas regiões da cidade;* no trabalho de rotina e de ocorrências;* que é solicitado através de ligações feitas pelo próprio dono de cães ou por um denunciante.

De janeiro a dezembro de 2014 foram detectados 408 casos de cães positivos para leishmaniose em nosso município. Todos os casos foram confirmados pelo Instituto Adolpho Lutz de Marília. Os animais foram todos eutanasiados.

O CCZ realizou um importante trabalho educativo nas escolas;* unidades de saúde da cidade;* capacitação dos agentes de combate às endemias e agentes comunitários de saúde;* com palestras e entrega de panfletos para conscientização da população em geral. Também foram realizadas palestras sobre morcegos;* raiva;* acidentes com animais peçonhentos e zoonoses em geral;* campanha nacional antirrábica;* mutirões de limpeza para diminuir as condições propicias para o mosquito palha;* transmissor da leishmaniose visceral americana;* controle populacional de animais (castração);* tanto de animais errantes quanto de domiciliados;* e informação para a população sobre a posse responsável de seu animal.

ORIENTAÇÃO - E;* mesmo com todos os trabalhos;* a população também deve colaborar diariamente. O CCZ orienta a população a manter seus quintais limpos;* livres de materiais em decomposição. Também é importante realizar a poda de árvores periodicamente;* não utilizar resto de alimentos como adubo;* recolher diariamente folhas;* frutos e fezes de animais;* não deixar animais soltos na rua e não abandonar os animais.

SINTOMAS - Uma das doenças que ainda assusta a população é a leishmaniose. O CCZ divulgou detalhes dos sintomas;* que no cão são: perda de peso e apetite;* feridas pelo corpo com maior frequência nas orelhas e focinho;* crescimento exagerado das unhas;* queda de pelo com maior frequência ao redor dos olhos e febre prolongada. Existem cães assintomáticos;* ou seja;* que não apresentam sintomas;* por isso é preciso realizar o exame que é gratuito feito pela Prefeitura de Tupã. Já os sintomas de leishmaniose em pessoas são: fraqueza;* emagrecimento;* febre prolongada;* anemia;* diarréia;* aumento do fígado e do baço e inchaço nas pernas.

333 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2024

R$ 2,00

.
UFM - 2025

R$ 113,34

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.