Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Secretaria de Saúde reúne órgãos ligados à saúde para discutir o combate a dengue em Tupã
A secretaria municipal de saúde de Tupã reuniu representantes de hospitais;* entidades como UPA;* AME;* setores de combate a dengue em Tupã e na região;* Sucen e outros órgãos para discutir a implementação de ações voltadas ao combate da dengue. Desta primeira reunião;* chamada também de “sala situacional da dengue”;* que acontece sempre na última quinta feira do mês;* surgiu uma pauta de procedimentos que todos deverão colocar em prática para que a sociedade como um todo colabore.
Segundo a secretária;* Rosangela Urel;* Tupã tem muitas empresas de fotografia e estes profissionais viajam por todo o Brasil;* “são situações que nos preocupam;* com também este período chuvoso e a proliferação dos criadouros”;* disse a secretária;* informando que estas reuniões servem para se olhar o que vem sendo feito;* o que consegue fazer de correto e o que ainda precisa ser feito para alcançar os objetivos de combater a dengue.
Rosangela disse também que observou nestas reuniões e também ouvindo as falas dos profissionais participantes que existe um problema sério de conscientização da população no trabalho efetivo de combater a permanência dos criadouros. “É preciso que as pessoas entendam que combater a dengue é um trabalho d todos;* pois encontramos criadouros e na semana seguinte os agentes voltam e acabam encontrando novos criadouros nestas residências;* o que não pode acontecer”;* enfatizou;* garantindo que as ações estão sendo feitas;* mas é preciso expandir;* mas com a população fazendo sua parte;* cuidando dos seus quintais;* identificando aguar parada e eliminando os criadouros.
Outro ponto levantado na reunião é que quando tem casos registrados em determinados locais;* os moradores pedem a nebulização urgente;* mas todos precisam entendem que a nebulização é uma etapa;* a última;* de um processo que começa com a limpeza dos quintais;* a eliminação dos criadouros;* depois descobrindo-se locais onde pessoas foram contaminadas e só depois a nebulização;* que também precisa do apoio da população para deixar os agentes entrar e fazer a aplicação correta do inseticida.
PARCERIA
Na reunião participaram equipes dos setores de zoonozes;* vigilância sanitária;* vigilância epidemiológica;* Sucen;* setores de combate as endemias;* Santa Casa;* São Francisco;* laboratórios públicos e particulares e diretores da secretaria de Saúde. A pauta discutida apresentou mais de 20 ações propostas para o engajamento de profissionais;* entidades e a sociedade de tupã no combate a dengue.
A enfermeira Erica Doreto é coordenadora da Unidade de Pronto Atendimento;* UPA;* em Tupã e disse que o engajamento deve ser de todos os segmentos e não apenas da prefeitura;* pois cada um pode ajudar;* de acordo com sua área de atuação;* prestando orientação;* esclarecimentos e ajudando no combate a dengue;* pois;* segundo a enfermeira;* é fundamental cada setor colaborar. “Vamos usar o que foi discutido nesta reunião para levar informação aos nossos usuários;* pedindo que eles sejam vigilantes e atentos”;* disse.
Aline Garcia Alvarenga é enfermeira e representou a Santa Casa na reunião;* confirmando que os hospitais;* clínicas e demais órgãos também podem e devem contribuir na orientação e combate a dengue de forma mais efetiva;* lembrando que “é muito importante esta participação;* pois aprendemos que combater a dengue precisa de apoio de todo mundo;* principalmente na orientação da maneira correta de se eliminar os criadouros. Estamos engajados nesta luta”;* confirmou.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 113,34
.
.