.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h - 0800-773-1600

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Educação - Quarta-feira, 06 de Maio de 2015

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Professores e gestores discutem os rumos da adequação curricular

Professores e gestores discutem os rumos da adequação curricular


Professores e gestores das escolas municipais se reuniram na semana passada para discutiram a importância da adequação curricular e do planejamento das sequências de atividades que serão desenvolvidas com os alunos.

A adequação curricular;* também conhecida como reforço escolar;* tem por objetivo melhorar a aprendizagem dos educandos que apresentam nível de desigualdade com o ritmo da turma.

O trabalho de adequação curricular busca consolidar e ampliar os conhecimentos destes alunos;* enriquecendo suas experiências culturais e sociais;* ajudando assim a vencer os obstáculos presentes em sua aprendizagem.

Para detectar os alunos que necessitam desse trabalho as escolas municipais de Ensino Fundamental utilizam diversos instrumentos de avaliação;* como provas;* observações de atividades realizadas em sala de aula;* exercícios de sondagem;* situações-problema;* trabalhos em grupo;* além de tarefas de casa.

Após o diagnóstico inicial as escolas organizam grupos de alunos que receberão adequação curricular no horário regular de aula. Essa foi uma alternativa da Secretaria Municipal da Educação e dos gestores das escolas municipais para garantir a frequência dos alunos e melhorar seu aprendizado.

Para que o trabalho de adequação curricular seja bem sucedido é imprescindível a dedicação e o acompanhamento dos professores;* que planejam em detalhes cada aula de recuperação;* prevendo tarefas para todos os grupos. Além disso;* os educadores também propõem sequências didáticas bem ajustadas às necessidades de aprendizagem de cada uma das crianças.

O secretário municipal de Educação;* Marcos Leite;* elogiou o trabalho realizado pelos professores da rede municipal e lembrou que a eficácia do reforço escolar depende não só da dedicação dos professores;* mas também do empenho dos alunos e o interesse dos país.

“Para que o trabalho de reforço escolar tenha êxito;* é necessário não só cuidado como planejamento;* com a definição de metas e escolha de alternativas envolvendo os educandos. É necessário ainda o esforço dos alunos e;* principalmente;* a união entre os pais;* as escolas e comunidade;* para assim se tornar uma ação articulada em conjunto”;* afirmou Leite.

340 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2024

R$ 2,00

.
UFM - 2025

R$ 113,34

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.