Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Secretaria da Saúde já vacinou mais de 12 mil pessoas contra gripe
"
A Secretaria Municipal de Saúde já atingiu a meta de 12 mil pessoas contra a gripe;* o que representa uma cobertura vacinal de 66;*64% da meta para esta campanha;* que é vacinar 17.118 moradores. A campanha está prevista para ser encerrada nesta quarta-feira;* mas há possibilidade dela ser novamente prorrogada pelo Ministério da Saúde.
E para elevar os índices de vacinação em Tupã;* a Secretaria Municipal de Saúde está convocando todos os grupos prioritários da campanha para que compareçam à unidade de saúde mais próxima e recebam a dose da vacina contra a gripe.
De acordo com a secretária de Saúde;* Rosângela Urel;* entre os grupos prioritários estão bebês a partir dos seis meses e crianças menores de cinco anos de idade; idosos a partir dos 60 anos; gestantes e puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias).
A prioridade na vacinação também inclui indígenas;* funcionários do sistema prisional e a população privada de liberdade;* além das pessoas diagnosticadas com doenças crônicas e os profissionais de saúde do Estado.
Ainda de acordo com Rosângela;* apesar de ainda estar abaixo da meta preconizada pelo Ministério da Saúde;* que é imunizar 80% do público alvo;* o percentual de pessoas vacinadas em Tupã é superior a várias cidades de mesmo ou maior porte.
Segundo dados atualizados do DataSUS;* enquanto Tupã vacinou 69;*00% do público alvo;* em Marília a cobertura vacinal ficou em apenas 52;*43%. Em Assis esse índice ficou em 56;*19%; em Ourinhos;* 57;*88% e em Penápolis;* 47;*22%.
De acordo com o DataSUS;* em Tupã o índice de vacinação é menor entre as crianças de 6 meses a 5 anos. Das 3.118 crianças aptas a receber a vacina;* apenas 1.763 foram imunizadas;* o que equivale a 56;*54% do total.
Entre os trabalhadores da Saúde a cobertura vacinal é um pouco melhor. Dos 2.409 profissionais em condições de serem vacinados;* 1.410 compareceram aos postos de vacinação;* o que representa 58;*63%.
Entre as gestantes o percentual de vacinação é ainda melhor. Das 523 indicadas para imunização;* 334 foram vacinadas;* ou seja;* 63;*86%. O melhor desempenho;* entretanto;* é entre as puérperas;* que até o momento é o único prioritário a atingir a meta do Ministério da Saúde. Segundo os números;* 77 puérperas foram imunizadas de um total de 86;* o que equivale a 89;*53%.
Já entre os idosos;* o percentual de vacinação apresentou ligeira queda. Dos 10.982 idosos em condições de ser imunizados;* 7.823 foram vacinados;* o que representa 71;*23%.
“Os dados do DataSUS indicam que ainda há um grande número de crianças;* profissionais da Saúde;* gestantes e idosos que não foram vacinados. Por isso pedimos a todos que estão em condições de receber a vacina que não percam a oportunidade de serem imunizados;* já que a vacinação é fundamental para evitar complicações decorrentes da gripe e doenças graves;* como pneumonia”;* afirmou.
Rosângela finalizou lembrando que a vacina é a melhor maneira de se proteger da gripe. Segundo ela;* a campanha de vacinação contra a gripe vem contribuindo;* ao longo dos anos;* para prevenir a doença e suas complicações em pessoas com mais de 60 anos;* além de causar impacto considerável na redução das internações hospitalares;* óbitos e gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias.
“Nessa população;* estudos demonstram que a vacinação pode reduzir em até 45% o número de hospitalizações por pneumonias. Entre os residentes em casas de repousos ou asilos;* a redução na mortalidade chega a 60%”;* informou.
A vacina
Além de imunizar a população contra a gripe A H1N1;* tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009;* a vacina também irá proteger a população contra outros dois tipos do vírus influenza - A (H3N2) e B.
Durante a campanha;* haverá mais dois tipos de vacina: a pneumocócica 23-valente;* responsável pela prevenção de doenças como pneumonia;* meningite e bacteremia/septicemia (infecção generalizada do sangue).
Ela será destinada especificamente aos idosos hospitalizados ou residentes em instituições como asilos e casas de repouso;* às pessoas diagnosticadas com doenças crônicas (cardiovasculares;* pulmonares;* renais;* diabetes mellitus;* hepáticas e hemoglobinopatias) e aos imunodeprimidos (transplantados;* com neoplasias e infectados pelo HIV). A outra vacina disponível será contra a difteria e tétano.
No caso das crianças;* é preciso uma atenção maior dos pais ou responsáveis;* pois eles deverão levá-las duas vezes aos postos de vacinação. Em cada vez;* será aplicada meia dose de vacina. Para garantir proteção contra a gripe;* é fundamental que a criança retorne ao posto de saúde 30 dias após receber a primeira dose da vacina.
".
.
.
R$ 2,00
.
R$ 113,34
.
.