Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Prefeitura mantém posto volante de vacinação contra gripe hoje na Tamoios
"
A Secretaria Municipal de Saúde comemora hoje;* 9 de junho;* o Dia Mundial de Imunização. Segundo Rosângela Urel;* titular da Pasta;* a data foi criada para conscientizar a população sobre a importância da prevenção de doenças infecciosas por meio da vacinação;* inclusive em adultos.
Ele revelou também que para marcar a data a Secretaria de Saúde estará mantendo um posto volante de vacinação contra a gripe hoje;* das 10 às 20 horas;* no estacionamento da Droga Raia;* na avenida Tamoios.
Além disso;* todas as unidade estarão atendendo crianças e adultos com vacinas em atraso. “Além de intensificar a vacinação contra a gripe;* através de um posto volante que estará atendendo a população no estacionamento da Droga Raia;* a Secretaria de Saúde estará realizando a atualização da carteira de vacinação. Quem não estiver com as vacinas em dia poderá procurar o posto de saúde mais próximo para receber a vacina em atraso”.
A secretária de Saúde lembrou também que na infância;* os pais seguem atentamente o preenchimento da carteirinha de vacinação a cada dose recebida pela criança. Esse acompanhamento;* entretanto;* é deixado de lado na adolescência e na fase adulta;* o que acaba facilitando a incidência de várias doenças que também podem ocorrer ao longo da vida;* como sarampo;* catapora;* caxumba;* coqueluche;* rubéola;* meningite;* difteria e tétano;* HPV;* hepatites A e B;* pneumonia;* gripe e febre amarela.
“A vacina é o meio mais efetivo de se reduzir e prevenir doenças infecciosas;* tendo ajudado a erradicar e controlar inúmeras doenças ao longo dos séculos. Mas para que essas doenças continuem sob controle é fundamental que as pessoas mantenham a vacinação em dia;* até mesmo na fase adulta”;* destacou.
Rosângela alertou também que quando os adultos contraem algumas dessas doenças infecciosas imunopreveníveis;* os sintomas podem ser muito mais intensos e as sequelas costumam ser graves. Em casos mais sérios;* há risco de surgir esterilidade;* danos neurológicos e pulmonares.
Para a secretária de Saúdem a falta de conhecimento sobre as vacinas e as doenças por elas prevenidas e o medo de agulhas e das reações dos imunizantes são os principais fatores que afastam os adultos da vacinação.
“Se os adultos soubessem os riscos a que se expõem quando deixam de se imunizar;* bem como se tivessem informações sobre a segurança e eficácia das vacinas disponíveis hoje;* certamente manteriam o calendário em dia. Por isso é fundamental a conscientização da população sobre os benefícios da imunização”.
Campanha contra gripe
A secretária de Saúde lembrou que a campanha de vacinação contra a gripe está sendo prorrogada em todo o Estado até esta sexta-feira;* dia 12 de junho. Até o momento a cobertura vacinal no município gira em torno de 72%;* restando apenas 8% para atingir a meta preconizada pelo Ministério da Saúde;* que é vacinar 80% do público alvo.
Rosângela também pediu a todos que fazem parte dos grupos prioritários da campanha e que ainda não foram imunizados para que compareçam à unidade de saúde mais próxima e recebam a dose da vacina contra a gripe.
Segundo ela;* entre os grupos prioritários estão bebês a partir dos seis meses e crianças menores de cinco anos de idade; idosos a partir dos 60 anos; gestantes e puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias).
A prioridade na vacinação também inclui indígenas;* funcionários do sistema prisional e a população privada de liberdade;* além das pessoas diagnosticadas com doenças crônicas e os profissionais de saúde do Estado.
“Dos grupos prioritários;* registramos a maior cobertura vacinal entre as puérperas;* onde foram imunizados 100% do público alvo. Entre os idosos atingimos;* uma cobertura de 76%;* restando apenas 4% para atingirmos a meta. Já entre as gestantes a vacinação gira em torno de 70% restando apenas 10% para ser imunizados”.
Já os grupos com menor percentual de vacinação continuam sendo crianças e trabalhadores de saúde. “As crianças e os trabalhadores de saúde são os grupos que apresentam menor cobertura vacinal. Por isso pedimos a todos que ainda não receberam a vacina que compareçam ao posto de saúde mais próximo e recebam a vacina contra a gripe. É fundamental que todos que estão em condições de receber a vacina que não percam a oportunidade de serem imunizados;* já que a vacinação é fundamental para evitar complicações decorrentes da gripe e doenças graves;* como pneumonia”;* finalizou
"
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 113,34
.
.