Meio Ambiente - Sexta-feira, 07 de Agosto de 2015

Sebrae e prefeitura ajudam empresas a evitar desperdício de alimentos

O Escritório Regional do Sebrae de Marília;* em parceria com a prefeitura de Tupã;* através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico;* e o Senac realizam na próxima terça-feira;* dia 11 de agosto;* a oficina “Prevenção de Perdas e Desperdícios de Alimentos”.

Atividade será realizada das 8 às 17 horas;* na sede do e com apoio Sindicato do Comércio Varejista de Tupã (Sincomércio);* localizada na rua Chavantes;* 561. As vagas são limitadas e os interessados deverão entrar em contato com o Posto Sebrae de Tupã através do telefone 3441-3887 ou pelos e-mails guida.paetupa@hotmail.com ou renato.paetupa@hotmail.com.

De acordo com o Clóvis Saito;* secretário municipal de Desenvolvimento Econômico;* a oficina é direcionada aos profissionais que atuam em estabelecimentos varejistas de alimentos e que desejam investir em sua formação continuada ou aqueles que necessitam de formação inicial para ingressar nesta área.

Ele informou também que durante a oficina tem por objetivo capacitar profissionais de estabelecimento varejista de alimentos para que possam identificar;* analisar e propor soluções práticas para minimizar perdas e desperdícios de alimentos nos estabelecimentos.

O curso também ajudará o profissional a reconhecer as perdas de alimentos e quais tipos de produtos alimentícios estão mais sujeitos a perdas e desperdícios;* além de aprender a manipular alimentos segundo características próprias do produto;* com objetivo de evitar as perdas e desperdícios.

“Através da oficina;* que está sendo trazida para Tupã através de parceria entre o Sebrae;* prefeitura e Senac;* com apoio do Sincomércio;* os participantes serão capacitados para ajudar a evitar e prevenir a ocorrência de perdas de alimentos nos estabelecimentos por meio da implantação de procedimentos e processos que contribuam para o aumento da expectativa de lucro e sustentabilidade no varejo de alimentos”;* destacou Clóvis.

Ele destacou ainda a importância da oficina;* lembrando que Brasil é um grande produtor de alimentos e;* ao mesmo;* considerado um dos países que mais perde alimentos da produção até o ponto de venda.

Por isso;* a gestão moderna de empresas tem se voltado cada vez mais para o máximo aproveitamento de seus recursos disponíveis;* assim como para a busca de maior eficácia;* com base na redução de pontos críticos de perdas e desperdícios em todos os setores do empreendimento.

“A oficina é extremamente oportuna porque dentro do contexto atual;* para um profissional do setor varejista de alimentos ser bem sucedido é fundamental estar preparado profissionalmente para atender às expectativas e necessidades das empresas que comercializam alimentos. Ou seja;* na realidade atual é essencial que profissional utilize e incorpore em sua rotina diária atitudes adequadas à prevenção de perdas e desperdícios de alimentos”;* afirmou Clóvis.

Mais atividades

O secretário de Desenvolvimento Econômico destacou ainda que além da oficina da próxima terça-feira;* outras atividades serão desenvolvidas neste;* em prol dos empreendedores de Tupã;* através da parceria entre Sebrae e a prefeitura.

Segundo Clóvis no dia 12 de agosto;* das 10 às 15h30;* será realizada mais uma Consultoria Financeira. No dia 20;* das 19 às 21 horas;* está prevista a realização da palestra de sensibilização do Curso EMPRETEC.

A programação deste mês inclui ainda Consultoria de Marketing;* que acontecerá no dia 26;* das 9h30 às horas e nova Consultoria Financeira;* que será realizada no doa 26 de agosto;* das 10 horas às 15h30.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico;* as ações desenvolvidas pelo Sebrae;* com apoio da prefeitura;* são de grande importância para incentivar e contribuir para o desenvolvimento das empresas locais.

“A maior parte das empresas surgem pequenas;* e com o suporte necessário crescem e geram empregos;* movimentando a economia do município. Por isso uma das prioridades da atual administração é garantir total apoio aos empreendedores da nossa cidade;* através de ações que possam contribuir para fortalecer e desenvolver as nossas empresas;* gerando benefícios a toda a cidade”;* finalizou Clóvis.