Meio Ambiente - Quarta-feira, 26 de Agosto de 2015

Prefeitura substitui “tartarugas” por tachões na avenida Tapuias

A prefeitura de Tupã;* através da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito;* já concluiu a implantação da nova sinalização na avenida Tapuias;* no trecho entre as ruas Caingangs e Lélio Piza;* que foi recentemente recapeado.

Uma das novidades da nova sinalização é a substituição das antigas “tartarugas”;* instaladas há várias décadas com objetivo de separar as duas mãos de direção e ordenar o fluxo de veículos na avenida por modernos tachões bi-reflexivos.

De acordo com o secretário municipal de Segurança e Trânsito;* José Romero Sobrinho “Riti”;* como o recapeamento previa a implantação de uma nova capa asfáltica em Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ);* com 3 centímetros de espessura;* as tartarugas da avenida Tapuias tiveram que ser retiradas para evitar a formação de desnível na faixa central da pista.

Com o término do recape a prefeitura iniciou a implantação da nova sinalização de solo;* mas constatou que cerca de 80% das antigas tartarugas não poderiam ser reaproveitadas.

“Grande parte das tartarugas se encontrava deteriorada em função do desgaste causado pelo templo. E como a avenida Tapuias é uma das principais vias da cidade e importante meio de ligação entre a zona leste e as regiões central e sul da cidade;* recebendo diariamente milhares de veículos;* a prefeitura precisava implantar uma sinalização adequada para atender às necessidades da via”;* afirmou Riti.

A prefeitura chegou a orçar a aquisição de novas tartarugas;* que teria custo unitário de R$ 27. A Secretaria de Segurança e Trânsito analisou várias outras alternativas e encontrou nos tachões uma opção que proporciona mais segurança à população e ao mesmo tempo;* economia aos cofres municipais.

Segundo Riti;* cada tachão foi orçado em R$ 17;*80 e na negociação;* com a compra em grande quantidade;* esse valor caiu para apenas R$ 13 a unidade. “Dessa forma a prefeitura reduziu o custo em 50% e passou a oferecer um dispositivo mais moderno e seguro”;* destacou.

De acordo com o secretário de Segurança e Trânsito;* ao contrário das tartarugas;* que oferecem visibilidade restrita e necessitam de manutenção constante em sua pintura;* os tachões são retrorrefletivos bidirecionais;* extremamente visíveis tanto à noite quanto debaixo de chuva.

“Além de garantir maior visibilidade aos condutores;* os novos tachões possuem alta resistência à compressão;* o que garante maior vida útil. O novo dispositivo também é ideal como delimitadores do eixo central;* garantindo por meio de seu efeito sonoro e retrorrefletivo;* que cada veículo permaneça em sua faixa de tráfego”;* explicou Riti.

Ele informou ainda que por terem sido bem recebidos pela população;* que elogiou a utilização do novo dispositivo;* os tachões;* que inicialmente seriam implantados apenas na Tapuias;* entre as ruas Caingangs e Lélio Piza;* deverão ser instalados também nos demais trechos da avenida.

“Por ser um dispositivo que proporciona mais segurança à população e ao mesmo tempo garante economia à prefeitura;* o prefeito Manoel Gaspar já autorizou a implantação dos tachões também no trecho entre as ruas Caingangs e Nhambiquaras. Com isso a avenida Tapuias contará com o novo dispositivo em toda sua extensão;* beneficiando assim os condutores e pedestres que se utilizam da via”;* finalizou.