.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h - 0800-773-1600

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Educação - Terça-feira, 20 de Outubro de 2015

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Instituto Federal deverá definir primeiros cursos no próximo dia 28

Instituto Federal deverá definir primeiros cursos no próximo dia 28


Os Instituto Federal deverá definir os primeiros cursos técnicos que serão oferecidos em Tupã na terceira e última audiência pública, que acontecerá no próximo dia 28 de outubro, a partir das 19h30, na Câmara Municipal.

De acordo com o do Instituto Federal de Tupã, Caio Marcus Dias Flausino, a nova audiência, que será novamente realizada em parceria com a prefeitura, marca o encerramento do processo de discussão para definir o primeiro eixo tecnológico e dos primeiros cursos que serão implantados na unidade local.

Segundo Flausino o primeiro eixo tecnológico do Instituto Federal de Tupã foi definido na audiência realizada no último dia 6 de outubro, também na Câmara Municipal.

O evento contou com a participação do prefeito Manoel Gaspar, do diretor do Instituto Federal de Tupã, professor Caio Marcus Dias Flausino; vice-prefeito Thiago Santos; presidente do Legislativo tupãense Valter Moreno Panhossi; secretário municipal de Educação, Marcos Leite; presidente da Associação Comercial e Industrial de Tupã (Acit), Dirceu Michelan, além de representantes de entidades e população em geral.

Durante a primeira audiência o diretor do Instituto Federal de Tupã explicou os critérios adotados para a análise dos eixos propostos, que incluem a vocação do município e região, os planos de desenvolvimento econômico da cidade e região, a viabilidade técnica e econômica de implantação, a visão da escola a médio e futuro prazo, o mercado de trabalho (procura profissional e oferta de mão de obra) e a concorrência com outras instituições de ensino.

Na segunda audiência foram apresentados 04 eixos tecnológicos considerados relevantes para o Instituto Federal de Tupã, sendo discutidos também as vantagens e desvantagens de cada eixo proposto.

Segundo Flausino, os eixos analisados incluem Controle e Processos Industriais (voltados às áreas de Eletrônica, Eletrotécnica, Automação, Mecatrônica e Eletromecânica), Gestão e Negócios (para as áreas de Administração, Comércio, Logística, Qualidade e Recursos Humanos), Informação e Comunicação (voltado para Informática; Telecomunicações; Manutenção e Suporte em Informática, Redes de Computadores e Desenvolvimento de Sistemas), Turismo, Hospitalidade e Lazer

(Eventos, Guia de Turismo, Hospedagem e Panificação).

Flausino apresentou ainda os profissionais mais procurados na atualidade, que são técnico em Mecânica e em Eletroeletrônica, segundo levantamento do Jornal O Globo e Guia de Carreira. O diretor do Instituto Federal de Tupã também falou sobre os cursos de Técnico em Eletroeletrônica e Técnico em Eletromecânica, que são consideradas as profissões do futuro, além dos cursos que proporcionam emprego mais rápido, como Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Mecânica e Técnico Eletrônica.

Ele também divulgou os resultados da enquete realizada no site da prefeitura, com o objetivo de detectar os cursos técnicos desejados pela população. De acordo com os dados, o curso de Técnico em Eletrônica foi o mais votado com 30,7% da preferência, seguido do curso de Técnico em Automação Industrial, com 13,9% e do curso de Técnico em Agropecuária, com 13,5%.

Após a apresentação dos dados, Flausino revelou que a análise de dados levantados pelo Instituto Federal apontou o eixo de Controle e Processos Industriais como sendo o de maior viabilidade para implantação imediata na unidade local.

“Esse é o primeiro de vários outros eixos que traremos para cidade de Tupã. O eixo de Controle e Processos Industriais contemplam os cursos de eletrônica, eletrotécnica, eletroeletrônica, automação, mecânica, eletromecânica, dentre outros. Nossa expectativa é definir os primeiros cursos desse eixo na próxima audiência pública, que acontece no dia 28 de outubro, e iniciar as aulas em agosto de 2016”, destacou.

Já os eixos Gestão e Negócios; Informação e Comunicação e Turismo, Hospitalidade e Lazer, foram considerados de grande potencial para implantação futura ou para serem desenvolvidos através de cursos de extensão, que apesar de terem curta e média duração (carga horária de 160 horas) também garantem formação e qualificação profissional.

Segundo Flausino na área de Gestão e Negócios, há opção do curso de Atendimento ao Cliente, já oferecido pelo Instituto Federal de Tupã. Na área de Informação e Comunicação a unidade local poderia oferecer curso de Inclusão Digital: Informática Básica e Internet (também já ministrado em Tupã) e na área de Turismo, Hospitalidade e Lazer os cursos de Panificação, Confeitaria e Hotelaria.

O prefeito Manoel Gaspar parabenizou o trabalho realizado pelo diretor do Instituto Federal, que vem coordenando o processo de implantação do campus local, de forma democrática e discutindo as etapas de trabalho com a comunidade e ouvindo os anseios da população de Tupã e região.

“A definição do primeiro eixo tecnológico a ser implantado representa mais um grande passo para a plena implantação do Instituto Federal de Tupã. Precisamos agora definir os primeiros cursos que serão oferecidos à população e temos certeza que eles vão contribuir decisivamente não só para a formação de novos profissionais, mas também para atrair novas empresas e investimentos, que ajudarão a desenvolver e nossa região”, analisou Gaspar.


336 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2024

R$ 2,00

.
UFM - 2025

R$ 113,34

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.