Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
TCESP aponta que Tupã está entre os melhores índices em gestão municipal
O município de Tupã foi um dos mais bem avaliados no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM/TCESP), indicador concebido pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) que busca avaliar a efetividade das políticas e atividades públicas desenvolvidas pelos gestores das prefeituras paulistas.
A criação do IEGM/TCESP foi realizada em parceria e com a participação das Secretarias Estaduais da Educação, Saúde, Meio Ambiente, da Secretaria da Casa Militar/Defesa Civil, do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP), da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB), da Fundação Todos pela Educação, do Instituto Brava, além de especialistas e técnicos do Tribunal de Contas.
O intuito desse indicador é verificar se a visão e objetivos estratégicos dos municípios foram alcançados de forma efetiva e, com isso, oferecer elementos importantes para auxiliar e subsidiar a ação de fiscalização exercida pelo controle externo.
Este índice é composto por 7 índices setoriais, consolidados em um único indicador com foco na análise da infraestrutura e dos processos nos municípios. São eles: Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Proteção ao Meio Ambiente, Cidadãos e Tecnologia da Informação.
As médias são divididas em cinco faixas: A (Altamente Efetiva), B+ (Muito Efetiva), B (Efetiva), C+ (Em fase de adequação) e C (Baixo nível de Adequação). Os municípios também foram divididos em 4 grupos conforme o número de habitantes: muito pequeno (até 5 mil), pequeno (até 20 mil), médio (até 200 mil) e grande (acima de 200 mil).
O relatório do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo aponta que Tupã, na gestão do prefeito Manoel Gaspar e vice Thiago Santos, está com um dos melhores índices de efetividade do Estado de São Paulo. De acordo com o levantamento, Tupã atingiu o grau máximo de efetividade conseguida entre os diversos municípios classificados, que foi B+. Vale destacar que nenhuma administração foi classificada no índice A do TCE.
Dos 644 municípios paulistas, Tupã ficou ao lado de grandes cidades paulistas, como Botucatu, Barueri, Mogi das Cruzes, Presidente Prudente, São Bernardo do Campo, entre outros.
Tupã ficou ainda com índice maior que cidades da região, que são reconhecidas por serem exemplos, entre elas estão Adamantina, Barretos, Bauru, Dracena, Garça, Marília, e outros.
Na Educação, Saúde e Meio Ambiente, Tupã adquiriu a nota B+, uma das maiores registradas na região. Planejamento e Gestão Fiscal ficaram com nota B (efetiva). Em Tecnologia da Informação o município recebeu C+, o que quer dizer que Tupã segue em fase de adequação. Já em Proteção aos Cidadãos Tupã tirou a nota máxima A, que indica uma gestão altamente Efetiva.
O prefeito Manoel Gaspar ressaltou a importância do índice de efetividade de gestão municipal, e disse estar feliz com o resultado. “É claro que Tupã ainda necessita de muitas coisas, mas só de ver que estamos entre os melhores de todo o Estado eu já me sinto gratificado e realizado”, finalizou.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 113,34
.
.